Como se prevenir contra golpes online

Já está virando rotina: de tempos em tempos ouvimos falar de golpes virtuais. Isso se alguém que você conhece já não foi vítima de um deles e perdeu dinheiro ou acesso aos seus perfis em redes sociais.

Por mais que você se sinta familiarizado com o modo de agir dos criminosos de tanto que escuta sobre eles, é importante lembrar que os golpistas são criativos e estão constantemente elaborando novas maneiras de fazer mais vítimas.

Assim, todo cuidado é pouco quando o assunto é manter-se seguro no mundo virtual. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a se prevenir contra golpes online:

A desconfiança é sua amiga

Por mais inteligente e atenta que seja, qualquer pessoa que está presente na Internet está sujeita a sofrer golpes. Portanto, nenhum cuidado pode ser considerado exagerado e não custa manter o botãozinho de desconfiança ligado.

Não clique em nenhum link sem ter completa certeza de que a sua procedência é segura. Mesmo que pareça ser o perfil de uma empresa séria ou de alguém que você conhece, verifique se não é uma conta falsa ou se a página não pode ter sido hackeada. Se possível, cheque por outro meio com a companhia ou a pessoa se o contato realmente foi feito por ela.

Ao se deparar com um link que direciona para adquirir um produto ou serviço barato demais, com preços muito abaixo do mercado, abra o olho. Antes de clicar, confira no site da marca e nos seus perfis oficiais se a promoção realmente existe. 

Não dê suas informações pessoais

Por mensagem no WhatsApp, áudio, e-mail, chamada de áudio ou de vídeo: não importa, nunca passe suas informações pessoais, como telefone, documentos, endereço, número de cartões, nem muito menos senhas.

Uma empresa séria não faz esse tipo de contato para solicitar os dados dos clientes, pelo menos não sem aviso prévio e motivo claro. 

Da mesma forma, um parente, amigo, conhecido ou cônjuge não pedirá essas informações para você do nada. Mesmo que a foto, o número ou perfil na rede social seja de alguém do seu convívio, não dê os seus dados antes de ter plena certeza que não é um golpe.

Cheque a URL dos sites

Você pesquisa no Google as lojas virtuais onde faz as suas compras? Antes de adquirir um produto e informar os seus dados de pagamento em um site desconhecido, verifique se as letrinhas HTTPs estão presentes na URL.

Isso porque essa sigla representa a expressão “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro” e assegura a confidencialidade nos sites que lidam com informações sensíveis e pagamentos, criptografando e inviabilizando que dados sejam adulterados.

Além disso, mesmo que a URL da loja virtual tenha o HTTPs, cheque ainda se ela possui selos e certificações de segurança.

Fique atento à reputação das empresas

A segurança não deve ser apenas em relação aos seus dados, mas também precisa garantir que o produto comprado ou serviço contratado chegará até você. Portanto, faça uma boa pesquisa em sites do tipo Reclame Aqui e no Procon para descobrir se não há queixas quanto à empresa em questão.

As falhas entregam

Alguns golpistas até são refinados, já outros não são tão caprichosos. Portanto, vale ficar atento às falhas e inconsistências que dão indício de que você pode estar prestes a se tornar vítima de um golpe.

Alguém que você parece conhecer entrou em contato contigo por meio de um número ou perfil diferente? Preste atenção se as mensagens são escritas do mesmo jeitinho que a pessoa costuma falar e fique de olho em como ela reage quando você nega dinheiro. Os erros de um farsante certamente surgirão, mesmo que sutilmente.

Além disso, ao receber mensagens e e-mails supostamente de empresas sérias, observe o design e a escrita dos textos. Erros de português e um design mal elaborado entregam que certamente é um golpe. Com informações do Correio Braziliense.

Gostou do nosso artigo?
Caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares se mantenham informado sobre o mundo das finanças, tecnologias, cursos e benefícios!