O cliente entrou em contato com você, foi simpático, te elogiou, contratou o seu serviço ou produto, usufruiu dele, mas na hora de pagar… Cadê? Você não recebeu o dinheiro justo pelo seu trabalho.
Situações assim sempre são constrangedoras e frustrantes. Afinal, você se dedicou, produziu e entregou o que foi solicitado, logo é seu direito ser pago por isso. Sem contar que você também precisa pagar os funcionários e colaboradores que atuaram ao seu lado no projeto em questão.
O ideal seria que essas coisas não acontecessem, mas caso ocorram, é importante estar pronto para enfrentá-las. Portanto, confira algumas dicas do que você pode fazer para lidar com um cliente que não paga.
Prevenir é o melhor remédio
Melhor seria não ter que lidar com a inadimplência, não é mesmo? Algumas estratégias tornam isso possível! Por exemplo, antes de fechar o negócio, você pode buscar conhecer o perfil do cliente em potencial para tentar prever se ele realmente honrará os compromissos com a sua empresa.
Procure saber se a pessoa não possui histórico de dívidas com outros negócios ou se não tem uma reputação de má pagadora. Mesmo que não seja possível rejeitar esse cliente, você pode adotar medidas para impedir um calote.
Aqui entram outras estratégias de prevenção, como fazer um contrato que estabeleça multas em caso de atraso ou falta de pagamento. Além disso, você pode exigir pagamentos à vista ou que o cliente dê uma parte do valor antes de receber o produto ou serviço.
Analise a situação
Por outro lado, é importante lembrar que pode haver um motivo por trás do atraso – e nem sempre é um golpe. Antes de cobrar, avalie a situação em aspectos como: a importância do cliente para a empresa, o quanto de faturamento ele já gerou, há quantos anos ele é seu cliente, se a falta de pagamento é recorrente, entre outros. Tudo isso também ajudará a entender se vale a pena mantê-lo como consumidor do seu negócio.
Procure saber ainda o que pode ter motivado o atraso. Será que foi um simples esquecimento ou a pessoa está enfrentando problemas financeiros? Há interesse por parte dela de sanar as suas dívidas?
Se houver boa vontade, ela possivelmente entrará em contato comunicando sobre o atraso antes mesmo de você. A partir dessas informações, você poderá montar um plano de ação para cobrá-lo.
Mande lembretes
Uma vez que você não sabe o que aconteceu, uma forma de iniciar uma conversa é enviar lembretes educados, recordando que o pagamento está atrasado. Utilize os meios de comunicação que o cliente informou e dê a ele a chance de explicar o que ocorreu, de modo que vocês possam resolver a situação.
Negocie
Uma vez que souber o motivo do atraso, você pode mudar a conversa para o campo da negociação. Assim, juntos, você e o cliente em atraso poderão encontrar uma maneira vantajosa para os dois lados de acertar o pagamento.
Se foi um mero esquecimento, ele certamente enviará o dinheiro naquele dia. No entanto, se o problema é financeiro, há opções como parcelar o total da dívida, mudar a data de vencimento e encontrar outras formas de pagamento.
Para não haver um acúmulo de atrasos, uma alternativa importante é interromper o fornecimento do serviço ou produto, até que o cliente ajeite as suas contas. Isso se você achar que vale a pena mantê-lo, é claro.
Busque os seus direitos
O ideal é conseguir entrar em acordo com o cliente para receber os pagamentos devidos. Entretanto, nem sempre isso é possível. Para casos assim, resta uma última medida: procurar um bom advogado para entender como recuperar o dinheiro por meios legais.
Aqui é importante ter documentos que comprovem que o produto foi entregue ou o serviço foi prestado, que o cliente não pagou e que os avisos e cobranças sobre a inadimplência foram enviados.
Melhor ainda se houver um contrato que mostre direitinho quais eram as obrigações de cada um na relação comercial, quais regras não foram cumpridas e quais eram as consequência previstas para o descumprimento delas. Com informações do Iclips e do Agendor.