Jeito e maneiras corretas de economizar eletricidade

Melhorar a eficiência energética em sua casa pode economizar dinheiro e também ajudar a reduzir as emissões. Todos esses aparelhos e lâmpadas podem parecer relativamente insignificantes, mas todos se somam. Economizar eletricidade em casa ajuda a reduzir as necessidades de energia doméstica, o que, por sua vez, ajuda a reduzir a necessidade de combustíveis fósseis poluentes. Além disso, você pode economizar nas contas de eletricidade.

Por que a eficiência energética doméstica é importante?

O consumo de eletricidade continua sendo uma importante questão ambiental em todo o mundo. A maior parte da eletricidade que consumimos ainda vem de combustíveis fósseis: petróleo, gás e carvão. Desta forma, obtemos combustível abaixo da superfície para geração de energia, que muitas vezes é colhido por perfuração e mineração.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), as usinas a carvão contribuíram mais para o crescimento das emissões em 2018. A geração de energia a carvão é responsável por 30% das emissões globais de dióxido de carbono.

A eletricidade é mais limpa, mas a economia de energia ainda ajuda o meio ambiente

Embora países como o Reino Unido tenham feito progressos em direção à eletricidade limpa, a conservação de energia ainda é importante.

Em dezembro de 2020, mais de 40% da geração de eletricidade do Reino Unido veio de fontes renováveis. Enquanto isso, os EUA relataram 20% mais modestos, mas ainda melhores.

No entanto, as usinas de energia não renováveis ​​ainda são alimentadas regularmente para atender aos picos de demanda. Especialmente para aquecer nossas casas durante os meses mais frios, ou para alimentar os onipresentes condicionadores de ar em climas quentes quando está muito quente.

Quando economizamos energia em nossas casas, todos podemos desempenhar um papel pequeno, mas valioso, ajudando a reduzir a necessidade de geração de eletricidade. Para cada energia que economizamos em nossas casas, ajudamos a reduzir a demanda reduzindo as emissões poluentes de dióxido de carbono.

17 dicas de economia de energia doméstica

Aqui estão 17 maneiras de economizar energia da bateria que você e sua família podem fazer facilmente.

1. Cuidado com aparelhos que consomem energia

Você sabia: Seus aparelhos eletrônicos podem consumir até 75% de sua energia quando desligados?

Um simples tour pela sua casa pode provar que você tem pelo menos alguns itens de conexão não utilizados. Por exemplo, eletrônicos de prateleira, como televisores, computadores e consoles de videogame. Muitos desses aparelhos consomem uma pequena quantidade de energia enquanto aguardam para serem usados.

Desligue quando não estiver em uso para economizar energia e energia

Se um aparelho tiver uma configuração de espera ou uma pequena luz que acende enquanto espera para ser usado, você pode identificar qual aparelho está consumindo eletricidade. Quando não estiver em uso por um tempo, desconecte-os da parede para economizar energia.

Embora a eletricidade que eles consomem possa parecer pequena, por um longo período de tempo, tudo isso contribui para sua conta de eletricidade. Tenha cuidado, especialmente com aparelhos mais antigos que podem ser menos eficientes em termos energéticos.

2. A placa de energia inteligente ajuda você a gerenciar o uso de forma inteligente

Embora desconectar e desconectar aparelhos na parede resolva o problema, outra tarefa é fácil de esquecer durante nossos dias atarefados. Para ajudar a controlar esses aparelhos que consomem muita energia, você achará mais fácil economizar energia com um filtro de linha inteligente.

As réguas de energia inteligentes resolvem o problema de drenar energia desnecessariamente de eletrônicos não utilizados. Com réguas de energia, você pode configurá-las para desligar seu dispositivo quando não estiver em uso. Alternativamente, alguns modelos permitem que você economize nas contas de eletricidade configurando um temporizador para desligar a energia enquanto você trabalha ou dorme.

Por exemplo, o Kasa Smart Plug (Amazon) na foto acima se conecta a um aplicativo para monitorar o uso de energia enquanto permite que cada dispositivo seja configurado individualmente. Minimizar o uso ajudará você a economizar dinheiro a longo prazo.

3. Combine grandes aparelhos para reduzir o uso de energia

Embora a sua máquina de lavar e secar roupa moderna possa ser considerada energeticamente eficiente, mesmo os aparelhos energeticamente eficientes ainda podem consumir muita eletricidade a cada utilização.

Para economizar o máximo de energia possível, junte suas roupas (como membros da família ou colegas de quarto) e carregue-as todas de uma vez. Como resultado, você acaba usando menos a máquina de lavar por semana. Se isso ajudar, pense em quanto você joga fora toda vez que lava uma roupa ou duas.

4. Lave o mais frio possível – tão bom quanto!

Além disso, quando você realmente precisa, há uma opção de lavagem a quente. Não aquecer a água toda vez que você lava a roupa é uma das maneiras superfáceis de economizar energia. Com todos os sinos e assobios das modernas máquinas de lavar e detergentes projetados para lavagem a frio, você descobrirá rapidamente que pode ter roupas impecáveis ​​usando água fria.

5. Seque roupas e pratos naturalmente

Você também pode economizar energia secando suas roupas ao sol, reduzindo o uso da secadora (se você mora em uma casa que permite isso). Se você não puder evitar usar o secador, use uma configuração mais baixa, mesmo que a secagem possa demorar mais.

Se você usar uma máquina de lavar louça, use um guardanapo para secar, renunciando assim ao ciclo de secagem a quente. Você também pode abrir a porta da máquina de lavar louça e deixá-la secar ao ar para economizar nos ciclos de aquecimento. Não há problema em deixar os pratos secarem ao ar, pois eles são igualmente higiênicos.

6. Atualize quando a eficiência energética aumentar

Se você está no mercado de novos equipamentos, procure o modelo mais recente que oferece a melhor eficiência energética. Por exemplo, na UE, procure geladeiras, máquinas de lavar e outros aparelhos com classificação energética A+++ e nos EUA.

Com cada novo aparelho energeticamente eficiente que você compra, você verá seu consumo total de energia cair.

7. Instale um termostato programável para melhorar o conforto e economizar dinheiro

Muitas pessoas usam eletricidade o dia todo porque não querem ir para uma casa muito quente ou muito fria. Um termostato programável é um dos aparelhos mais eficientes em termos de energia que você pode instalar, permitindo que você pré-ajuste a temperatura da sua casa em diferentes momentos do dia.

Por exemplo, você pode manter sua casa em uma temperatura específica ao longo do dia e definir um termostato programável ou inteligente para aquecer ou resfriar sua casa uma hora antes de chegar em casa.

Se você tem um aquecedor de água que pode armazenar água quente, você também pode usar um timer para aquecê-lo antes de tomar banho de manhã e cozinhar à noite. Tempos de banho mais curtos também ajudam.

Essa abordagem ajudará a reduzir a necessidade de correr quando você não estiver usando ar condicionado ou aquecimento, reduzindo assim o consumo de energia. Sua conta de energia agradece.

Alguns fornecedores de eletricidade também oferecem eletricidade mais barata fora do horário de pico e também podem oferecer opções de tarifas de energia renovável. Apenas aqueça, quando é mais barato e mais limpo, é uma maneira fácil de economizar energia que é super fácil de fazer.

8. Ajuste o uso da luz

Uma dica simples é lembrar de desligar as luzes desnecessárias quando não as estiver usando. Para obter a melhor economia de energia em sua casa, use lâmpadas de maior potência e reduza o número de lâmpadas em cada cômodo. Por exemplo, você pode substituir 2-3 lâmpadas de 60 watts instalando uma lâmpada de 100 watts na sala.

Facilmente esquecido é provavelmente uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para reduzir o uso de energia. Deixe entrar a luz natural e evite acender as luzes durante o dia. Você também descobrirá que a luz natural é melhor para sua lição de casa. Claro, desligue todas as luzes antes de sair.

9. Instale lâmpadas economizadoras de energia

Quando o assunto é iluminação, outra ótima alternativa é substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas (CFL) ou lâmpadas LED. As lâmpadas fluorescentes compactas consomem 50-80% menos energia do que as lâmpadas incandescentes comuns.

A princípio, você descobrirá que essas lâmpadas são mais caras do que as lâmpadas comuns, que consomem mais energia. No entanto, eles vão durar muito mais do que o normal. Assim, com o tempo, o custo se estabilizará à medida que você economizar mais energia. As lâmpadas fluorescentes compactas são especialmente úteis para iluminação externa que pode ser necessária à noite.

10. Abaixe ligeiramente a temperatura do refrigerador

A maioria de nós não presta muita atenção à temperatura de funcionamento do nosso frigorífico. Claro, desde que tenhamos bebidas geladas e os vegetais permaneçam frescos. No entanto, com a economia de energia em mente, diminuir a temperatura em alguns graus pode economizar eletricidade.

Com um pequeno ajuste no termostato, sua geladeira ainda manterá tudo fresco e fresco, e essa pequena mudança ajudará a reduzir suas contas de energia, reduzindo o uso do motor.

11. Reduza os vazamentos de ar para reduzir o fluxo de ar

Já sentiu o ar quente chegando ao seu confortável espaço com ar condicionado no verão? E vice-versa, o ar frio será o inimigo da economia de energia no inverno?

Pode haver um vazamento de ar em algum lugar da sua casa. Outra maneira fácil de economizar eletricidade é simplesmente conectar um vazamento de ar em sua casa. Fique atento a correntes de ar do lado de fora das portas e janelas e prenda-as ou cubra-as para evitar que o ar vaze para fora. Você também pode revestir janelas e portas com problemas de perda de calor com calafetagem para reduzir os custos de aquecimento e resfriamento.

Se você possui um sistema HVAC ou qualquer outro sistema de aquecimento ou resfriamento, pode ajudar a evitar o excesso de trabalho no aquecimento ou ar condicionado doméstico. O resultado, é claro, é uma redução no uso de eletricidade.

12. Instale ventiladores de teto para ar mais frio sem refrigeração

Ventiladores de teto que circulam ar quente ou frio em uma sala evitam o uso de energia extra ao ligar o ar condicionado para resfriamento. Em climas quentes, o uso de ambos os dispositivos pode ajudá-lo a se sentir mais fresco, enquanto um ar condicionado em uma configuração mais baixa consome menos energia.

13. Use portas e cortinas

Apenas aqueça ou resfrie a sala que você precisa. A simples instalação e uso de cortinas térmicas podem evitar a perda de calor para o exterior durante as estações mais frias.

Enquanto isso, mantenha sua área de estar fresca ajustando o ar condicionado para uma temperatura confortável. Mas também não muito frio, reduzindo a necessidade de o ar condicionado funcionar continuamente para economizar energia. Fechar as portas entre as salas também garantirá que seus custos de refrigeração não acabem pagando por salas desnecessárias.

14. Mantenha seu isolamento energeticamente eficiente

O isolamento danificado aumenta o consumo de energia, tanto para aquecimento quanto para resfriamento. De acordo com energy.gov, 20% da energia que uma casa consome no inverno vem da perda de calor no sótão.

Uma das maneiras mais importantes de economizar energia a longo prazo é instalar um isolamento adequado em sua casa para protegê-la de perdas desnecessárias de calor no inverno. E ajude a garantir que seu ar condicionado não precise fazer horas extras para se refrescar no verão.

Se você precisar instalar ou reparar o isolamento em casa, mas não puder pagar um empreiteiro, há muitos vídeos de bricolage disponíveis on-line para orientá-lo no processo. Você encontrará isolamento acessível, como fibra de vidro, fibras naturais, folhas lisas e placas de espuma rígida prontamente disponíveis.

Sempre que possível, busque alternativas naturais que tenham menor impacto ambiental no processo de fabricação. Além disso, considere a compra de produtos produzidos localmente para reduzir o impacto do transporte como um incentivo à economia de energia. Sua próxima conta de energia agradece.

15. Isole o aquecedor de água

Se você aquecer sua água com gás ou eletricidade, se você tiver um cartucho de aquecedor de água, enrole o cartucho de aquecedor de água em isolamento. Este simples passo de economia de energia pode economizar até 10% nos custos de água quente em sua conta de eletricidade.

16. Desligue e descongele sua geladeira todos os meses

Seu freezer pode se beneficiar de um descongelamento ocasional, geralmente uma vez por mês. Quando muito gelo se acumula na geladeira, o sistema acaba trabalhando mais para preservar todo o gelo e manter o fluxo de ar frio. Portanto, uma geladeira que precisa ser descongelada consome mais energia e aumenta seus custos com energia.

Sempre que quiser descongelar, basta desligar a geladeira e retirar todos os alimentos. Deixe a porta aberta para acelerar o processo de derretimento e depois seque a geladeira. Reabra-o e, quando esfriar, reembale sua comida. Certifique-se de colocar os itens corretamente para permitir que o ar de refrigeração flua facilmente e melhore a economia de energia (para que seu sistema de refrigeração não precise ser muito desgastante!).

Você realmente precisa desses mini-frigoríficos?
Você também pode economizar ainda mais dinheiro desconectando o frigobar da sua casa e usando uma geladeira central. Se o seu conjunto de geladeira (geladeira e freezer) for grande o suficiente, você também pode economizar eletricidade descartando o freezer grande que você usa regularmente em sua casa.

17. Manutenção de atualização oportuna para economizar energia

Se bem cuidado, seus aparelhos funcionarão com mais eficiência e economizarão eletricidade em sua casa. Por exemplo, quando o filtro de ar do seu ar condicionado está entupido, você pode optar por aumentá-lo porque as temperaturas normais são menos importantes e consomem mais energia.

Ao trocar o filtro (recomendado mensalmente), você pode obter ar fresco suficiente na temperatura mais baixa e verá uma redução em suas contas de serviços públicos. O mesmo vale para sua máquina de lavar louça, secadora e outros aparelhos.

Para concluir

Lembre-se de que existe uma ligação entre a quantidade de eletricidade que você usa e seu ambiente. Suas mudanças individuais de economia de energia podem parecer pequenas, mas todas elas se somam. Além disso, você encontrará seguindo algumas dicas simples acima. Você não precisa se apressar para comprar produtos energeticamente eficientes.

Você descobrirá que economizar energia é tão simples quanto prestar atenção ao uso doméstico, isolar seu aquecedor de água e substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas eficientes quando chegar a hora. Pequenas mudanças, como desligar todas as luzes antes de sair, se somam. Tudo isso resulta em economia de energia em toda a casa.

Até que nos tornemos completamente dependentes da energia verde, todos podemos contribuir para os esforços coletivos para conservar os recursos naturais e mitigar os efeitos do aquecimento global.

Pratique algumas de nossas dicas acima para economizar energia em casa e você fará a diferença antes que perceba. Não apenas sua conta de eletricidade agradece, mas você também pode reduzir sua pegada de carbono enquanto contribui para o meio ambiente.

Gostou do nosso artigo?
Caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares se mantenham informado sobre o mundo das finanças, tecnologias, cursos e benefícios!