Quais os benefícios de um MEI e como abrir?

Ainda não conhece os benefícios de um MEI e como abrir? Então venha ver quais são as principais vantagens de ser um Microempreendedor Individual e o que precisa ser feito para poder abrir e se regularizar da forma mais simples!

A sigla MEI significa ‘’Microempreendedor Individual’’. Ou seja, o MEI não é necessariamente uma ‘’empresa’’, ele pode ser também um profissional autônomo. Ao fazer um cadastro oficial no MEI, o empreendedor passará a ter o seu CNPJ. E a partir do momento que tiver o documento, ele poderá solicitar a inscrição municipal. Vale lembrar que a inscrição municipal é um item opcional, mas que é muito importante pois ela permite a emissão de notas fiscais. Além disso, o CNPJ vai facilitar a abertura de uma conta bancária e também de realizar pedidos de empréstimos. Outra vantagem que o MEI oferece é adquirir os direitos de uma pessoa jurídica. Apesar de trazer uma série de deveres junto.

Como se tornar um MEI e começar a empreender? 

Para se tornar um Microempreendedor Individual, e começar a trabalhar de maneira profissional, é necessário estar na lista oficial da categoria. Pois o MEI foi criado com o objetivo de regularizar aqueles que já trabalham mas estão em situação de profissionais informais. Mas fique tranquilo, para ser MEI é simples. 

Como faz para ser um MEI? É simples, basta acessar o site oficial do Governo e abrir a sessão respectiva ao MEI. Nela você encontrará a possibilidade de abrir o seu MEI. Basta informar seus dados e documentos e em pouquíssimo tempo será oficializado! O procedimento é completamente gratuito, e pode levar menos de 1 hora para ser concluído! Valendo ressaltar que a partir do momento que concluir o requerimento e for aprovado, você receberá o seu CNPJ e poderá imprimir!

Quanto custa ser MEI?

Para se tornar MEI é completamente gratuito. Porém o microempreendedor individual terá que arcar com algumas despesas apenas como forma de pagamento mensal do Simples Nacional. Ou seja, você poderá obter um imposto simplificado que fica muito mais barato e simples do que nas outras modalidades de empresas. Então não há com o que se preocupar. Basta pagar este valor fixo mensalmente e não terá mais nenhum gasto referente.

O lado bom é que o MEI possui inúmeras vantagens de atribuições, principalmente em questões fiscais. E os gastos com impostos serão bem baixos. No momento, a contribuição fixa mensal do MEI é de apenas 66 reais por mês. Um valor pouco expressivo que permite que qualquer pessoa tenha condições de empreender.

Quais as vantagens de ser um MEI?

Ainda não conhece os benefícios de um MEI? Então venha ver quais são as principais vantagens de ser um Microempreendedor Individual! Venha saber quais são as principais vantagens de ser um MEI! Confira agora mesmo a lista de benefícios concedidas a um MEI:

  • CNPJ, dispensa de alvará e licença para suas atividades;
  • Terá acesso completo a produtos e serviços bancários como crédito;
  • Baixo custo mensal de tributação (INSS, ISS e ICMS) e com valores fixos;
  • Poderá vender para o próprio governo;
  • Vai poder emitir nota fiscal;
  • Direitos e benefícios previdenciários como aposentadoria por idade; Auxílio-doença, Aposentadoria por invalidez. Salário maternidade e até Pensão por morte (para família);
  • Acesso a apoio técnico do SEBRAE.

Responsabilidades de um MEI

Apesar do passo a passo de abrir um MEI e obter um CNPJ ser fácil, exige certa responsabilidade. E uma delas é pagar guia DAS MEI, e fazer as declarações anuais e também emitir notas fiscais para outro CNPJ. Agora que você já viu os principais benefícios, é importante se atentar às obrigações de se tornar um MEI.

Se tornar MEI significa se tornar um Microempreendedor Individual. Que se trata de um profissional autônomo. O que significa que você terá os benefícios de estar legalizado, mas ao mesmo tempo terá que honrar seus compromissos legais.

Valendo ressaltar que o MEI não tem obrigação legal de emitir notas fiscais para serviços ou vendas prestadas a pessoas comuns. Porém, caso realize vendas ou prestação de serviços para empresas (CNPJ), você terá a obrigação legal de emitir nota fiscal. Ou seja, é necessário se manter bastante atento com essas questões.

Gostou do nosso artigo?
Caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares se mantenham informado sobre o mundo das finanças, tecnologias, cursos e benefícios!