Dicas para você economizar dentro de casa

Quando alguém fala em economizar nos gastos dentro de casa, é comum que algumas pessoas pensem naqueles momentos de aperto financeiro, em que não anda sobrando tanto dinheiro e é preciso dar uma segurada nas contas.

Mas, a questão é que existem alguns hábitos e descuidos domésticos que podem nos fazer gastar dinheiro sem necessidade e a gente nem percebe. Mesmo que o orçamento não esteja tão apertado, ninguém em sã consciência vai querer perder dinheiro à toa, não é mesmo?

Além disso, é importante citar que economizar em casa não significa necessariamente perder qualidade de vida. O ponto aqui é realmente ficar atento a detalhes que podem passar despercebidos na rotina, porém fazem alguma diferença nas contas do mês.

Com tudo isso em mente, vamos conhecer as dicas que podem ajudar a economizar dentro de casa?

Desligar os eletrodomésticos da tomada

Obviamente não estamos falando da geladeira que precisa permanecer ligada para preservar os alimentos, mas sim de outros eletrodomésticos. Quando não estiver mais usando um aparelho, não esqueça de tirá-lo da tomada para não consumir energia elétrica sem necessidade.

De olho na borracha da geladeira

Agora sim, vamos falar sobre a geladeira: é importante ficar de olho na borracha de vedação do eletrodoméstico e, se ela não estiver mais cumprindo a sua função e estiver dando vazão ao frio, é aconselhável trocar por uma nova, para evitar o desperdício.

Aproveitar a luz do sol

Em vez de ligar a luz assim que levantar da cama, que tal abrir bem as cortinas e janelas da casa para deixar os ambientes arejados, aproveitar a luz do sol e evitar gastar com luz artificial durante o dia?

Dar prioridade às frutas e legumes da estação

Este é um belo exemplo do que queremos dizer quando falamos que economizar em casa não significa necessariamente perder qualidade de vida. É possível continuar se alimentando de maneira saudável mesmo quando é necessário controlar os gastos.

Por exemplo, uma estratégia é escolher as frutas e legumes da estação, que costumam ser mais em conta. A explicação para isso é que os alimentos frescos custam menos aos produtores, uma vez que não exigem refrigeração e, com isso, chegam mais baratos a quem os comercializa.

Reutilizar a água do cozimento dos legumes

A água em que você cozinhou os seus legumes da estação pode ser reaproveitada no preparo de caldos, sopas e até mesmo para fazer arroz, dando um saborzinho a mais ao prato.

Evitar o desperdício dos alimentos

Ainda sobre os alimentos, é importante tomar cuidado na hora de preparar os vegetais nas suas refeições, para não jogar fora partes nutritivas que poderiam ser aproveitadas em pratos saborosos e saudáveis.

Sementes, folhas, talos e até a casca de diversos vegetais podem ser higienizados e usados em receitas. Pesquise na internet sobre as partes dos alimentos que você costuma jogar fora para aprender como aproveitá-las na sua alimentação, evitando assim o desperdício.

Assar mais de um alimento por vez

Vai preparar mais de um alimento assado para o seu almoço ou jantar? Então, você pode assá-los ao mesmo tempo no forno. Isso permite economizar energia, no caso do forno elétrico, ou gás, no caso do fogão à gás.

Deixar acumular roupas no cesto

Aquele tanto de roupa suja acumulada no cesto te incomoda? Mas saiba que é melhor deixar juntar bastante roupa para lavar tudo de uma vez do que colocar poucas peças de roupa para lavar na máquina várias vezes ao longo da semana. Além de economizar o seu tempo, isso também vai te ajudar a gastar menos.

Fechar a torneira

Essa dica é clássica, no entanto, pode ser fácil se esquecer dela. Enquanto estiver escovando os dentes, lavando louça ou lavando o banheiro, não se esqueça de fechar a torneira enquanto não estiver usando a água, para não desperdiçá-la e não aumentar a conta de água sem necessidade.

Consertar torneiras com vazamento

Aquela torneira que fica pingando e está com algum vazamento não é apenas um incômodo devido ao barulho. Ela também tem tudo para se tornar um gasto a mais, pois estima-se que essa pequena goteira pode desperdiçar até 2 mil litros de água por mês.

Passar menos tempo no chuveiro

Você passa um tempinho a mais no chuveiro pensando na vida enquanto a água escorre, mesmo depois que já se higienizou direitinho? Vale a pena cortar esses minutos desnecessários no banho e deixar para fazer a reflexão com o chuveiro desligado. 

Estima-se que cada minuto a menos embaixo do chuveiro economiza aproximadamente 23 litros de água. As informações são do Tua Casa e do Seu Direito Proteste.

Gostou do nosso artigo?
Caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares se mantenham informado sobre o mundo das finanças, tecnologias, cursos e benefícios!