Uma coisa é usar o seu dinheiro em algo que você realmente aproveita, ainda que isso seja mais caro. Outra, bem diferente, é você utilizar o seu dinheiro em um serviço ou produto que nem usa. Isso é literalmente jogar dinheiro no lixo.
Coisa que ninguém quer, não é mesmo? Independente de estar precisando economizar ou de ter dinheiro de sobra no banco, o desperdício não faz bem para a vida financeira de ninguém.
O problema é que o desperdício pode passar bem quietinho pelo dia a dia: em uma primeira análise pode parecer que você não está gastando dinheiro com algo que não usa, mas se olhar mais profundamente para a sua rotina, é bem possível que encontre desperdícios escondidos de um lado ou do outro.
É por isso que vale muito a pena conhecer e colocar em prática dicas para evitar o desperdício e deixar de perder dinheiro, como as da listinha a seguir.
No supermercado
Andar pelos corredores do supermercado pode ser uma verdadeira tentação! Além de guloseimas deliciosas sempre saltando ao olhar, as promoções costumam chamar muito a atenção.
O perigo dessas ofertas é que elas podem te estimular a comprar algo que você nem precisa ou queria, apenas porque o produto em questão estava mais barato. Resultado: você leva para casa algo que não vai usar com frequência ou que vai estragar antes que você lembre de consumir e ir para o lixo, se for um item perecível.
Para evitar esse problema, a dica é antiga: fazer uma listinha de compras contendo apenas aquilo que você precisa e pode comprar para ater-se exclusivamente a ela quando estiver no supermercado.
Um dos itens da lista está em promoção? Excelente! Os produtos em promoção no supermercado não estão na sua lista? Então, vale a pena pensar bem antes de comprar, para não desperdiçar dinheiro em algo que você não vai consumir.
Na cozinha
A primeira dica da cozinha tem tudo a ver com a primeira. Mantenha a sua despensa sempre muito bem organizada para que na hora de montar a lista de compras, você consiga ver direitinho quais produtos têm em excesso e quais precisam ser repostos.
Mas, ainda na cozinha, outro cuidado importante é o de ficar de olho nos alimentos perecíveis que podem estar quase estragando, como frutas, legumes e verduras. Assim que perceber que algo poderá ir para o lixo se não for usado em tempo, pesquise por receitas onde esses alimentos podem ser aproveitados.
Por exemplo, se houver vários legumes e verduras perto de estragar, você pode aproveitá-los em uma sopa ou torta. Já as frutas podem ser usadas no preparo de sucos ou de bolos.
Além disso, você pode dar uma chance ao hábito de congelar os alimentos. Por exemplo, se comprou muito de determinado item e não vai usar tudo de uma vez, você pode deixar uma parte na geladeira e congelar o resto. Da mesma forma, outra opção é congelar o que sobrar dos alimentos já preparados.
Entretanto, antes de congelar, pesquise se e como cada tipo de alimento pode ser congelado, de modo que os seus nutrientes, sabores e texturas sejam mantidos.
Nos serviços que você assina
Hoje em dia é normal assinar muitos serviços como planos de internet, de celular, de televisão, de streamings de séries e filmes, de streamings de música, entre outros. No entanto, será que você realmente tem tempo para utilizar tudo o que contratou?
Portanto, vale a pena fazer uma listinha de todos os serviços que você assina. É possível que você se surpreenda e encontre um ou outro que nem lembrava que assinava nem muito menos usa.
Por exemplo, você pode estar pagando por um streaming de música, mas se acostumou a sempre ouvir as suas playlists de graça no YouTube ou talvez você assine um streaming de séries e filmes cujo catálogo já não oferece opções do seu agrado.
Se você não utiliza esses serviços mesmo pagando por eles, então isso é sinal que está desperdiçando o seu dinheiro e o ideal é cancelá-los.
Da mesma forma, vale a pena reavaliar os seus planos atuais dos serviços que você efetivamente usa. Talvez você encontre um plano mais vantajoso nessa mesma empresa ou haja ofertas com mais benefícios e/ou um preço melhor nos concorrentes. Com informações do Blog Bom Para Crédito e do DSOP.