Como usar a tecnologia a favor das suas finanças

Praticamente desde que o mundo é mundo, a tecnologia demonstra o seu potencial para facilitar a vida das pessoas. Mas, para que ela realmente seja benéfica no nosso dia a dia, é preciso saber como usá-la.

Se isso é algo que se aplica a todas as áreas da vida, o seu dinheiro não poderia ficar de fora. Portanto, isso significa que é possível utilizar a tecnologia tanto para melhorar quanto para acabar com a sua saúde financeira.

Por um lado, o fácil acesso a lojas virtuais e aplicativos de delivery, além de contas em bancos digitais que oferecem empréstimo facilitado e cartão de crédito sem burocracia, pode se tornar uma verdadeira tentação, estimulando as pessoas a gastarem além da conta e a se endividarem.

Por outro lado, a boa notícia é que também é perfeitamente possível utilizar as ferramentas que a tecnologia disponibiliza a favor das suas finanças. Dá só uma olhada nos recursos que podem ajudar:

Aplicativos de organização financeira

Saber detalhadamente a quantidade de dinheiro que está entrando a cada mês e como ele está sendo gasto é uma ferramenta poderosíssima para organizar a vida financeira, fugir das dívidas e até mesmo conseguir economizar uma boa grana.

Registrar essas informações no papel é uma opção, mas isso pode dar um baita trabalho. Além disso, os dados podem não ficar tão claros e pode não ser tão fácil encontrá-los em meio às dezenas ou centenas de páginas de um caderno. Já quando o controle é feito por meio de um aplicativo de organização financeira, o processo se torna bem mais fácil e prático.

Disponíveis para smartphones e computadores, alguns desses aplicativos também permitem categorizar gastos, montar orçamentos personalizados e estabelecer metas de economia.

Comparadores de preços

Há décadas atrás, se quisessem comparar os preços antes de comprar um produto, as pessoas precisavam passar horas na rua ou penduradas no telefone para pesquisar o preço cobrado por cada estabelecimento.

Atualmente, a tecnologia facilitou muito esse processo, uma vez que existem comparadores de preços online. Essas ferramentas permitem fazer pesquisas rápidas e descobrir em poucos segundos o valor que diferentes lojas cobram por um mesmo produto.

Cashback

Alguns aplicativos, inclusive de bancos digitais e cartões de crédito, permitem que o usuário receba de volta parte do valor que gastou ao fazer determinadas compras, na modalidade chamada de cashback

Essa quantia pode reaparecer na forma de dinheiro ou de crédito. Embora o valor do cashback de uma única compra possa não ser tão alto, acumular cashback de várias compras todos os meses pode render uma boa graninha no final do ano.

Automatização de pagamentos

Hoje em dia, só vai até a agência física de um banco ou a uma caixa lotérica para pagar as suas contas quem quer. Isso porque a tecnologia permitiu a automatização dos pagamentos de diversas contas, que podem ser quitadas bem rapidinho por meio do aplicativo do banco no smartphone.

Isso poupa o tempo, a gasolina ou o dinheiro da passagem de ônibus que seriam necessários para chegar até o local onde a conta pode ser quitada. 

Da mesma forma, diminui os riscos de atrasar os pagamentos e precisar arcar com juros porque não conseguiu deixar a correria do dia a dia de lado para se deslocar ao banco ou lotérica até a data do vencimento das contas.

Como se não bastasse, essa tecnologia também facilita muito a vida dos esquecidinhos. Afinal, é possível configurar o débito automático nos aplicativos para pagar certas contas.

Rede de descontos e cupons digitais

Existe uma variedade de sites e aplicativos onde é possível encontrar descontos e cupons para usar em compras feitas em lojas online e físicas. Sem contar os perfis em redes sociais e grupos em aplicativos de mensagem que alertam quando algo entra em promoção.

Estar atento a essas ferramentas online é uma ótima forma de encontrar produtos que você precisa comprar por um bom preço e, assim, conseguir economizar em uma série de áreas, como vestuário, alimentação, lazer e até nos próprios itens de tecnologia.

Educação financeira

Muitas pessoas usam a internet para estudar quando desejam entrar em uma faculdade ou passar em um concurso público, por exemplo. Então, por que não aproveitá-la para aprimorar a sua educação financeira?

Isso porque existem diversos blogs, sites, cursos online, páginas, perfis, canais e comunidades virtuais que se dedicam a produzir e disponibilizar conteúdos sobre finanças, incluindo temas como economia doméstica, investimentos, planejamento financeiro, redução de dívidas e estratégias para alcançar a estabilidade financeira. As informações são do ConectarSE.

Gostou do nosso artigo?
Caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares se mantenham informado sobre o mundo das finanças, tecnologias, cursos e benefícios!