Controlar bem as finanças traz mais benefícios do que você imagina

Um benefício óbvio de manter as finanças sob controle é não entrar em dívidas, no entanto, embora essa realmente seja uma das mais importantes, ela não é a única vantagem que uma pessoa ganha ao manter o orçamento muito bem organizado.

Cuidar direitinho do seu dinheiro, sem gastar mais do que ganha ou se enrolar nas contas pode facilitar e melhorar a vida de diversas maneiras e conhecê-las certamente vai aumentar a vontade de tratar a grana com mais carinho.

É por isso que resolvemos trazer a seguir uma listinha com alguns dos benefícios que você pode obter aos controlar bem as suas finanças:

Relação saudável com o dinheiro

Não são apenas os relacionamentos entre as pessoas que podem ser tóxicos ou abusivos, a relação de alguém com o seu dinheiro também pode ser problemática se os devidos cuidados não forem tomados.

Todos nós precisamos comprar coisas e fazer um agradinho a si mesmo de vez em quando, naqueles períodos em que há dinheiro sobrando para isso, não é necessariamente algo errado. 

O problema são as compras feitas no impulso, sem necessidade e quando não há dinheiro para custeá-las, o que resulta em endividamento.

Ao perceber que isso é algo comum na sua rotina, é importante parar, refletir e criar um controle financeiro pessoal, estabelecendo até onde é possível ir com as compras. 

Organizar o orçamento pode ajudar a criar uma relação mais saudável com o dinheiro, pois se obrigar a olhar para a verba que entra e sai todo mês das suas contas permite reavaliar os gastos que estão sendo feitos e ajustar o necessário, cortando o supérfluo e controlando melhor os gastos. É como uma reeducação alimentar da sua grana.

Mas, atenção: a compulsão por comprar pode caracterizar um problema de saúde mental que precisa de acompanhamento profissional para ser tratado. Se você sente dificuldade com essa questão, procure a ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra.

Saúde mental

Quem nunca se sentiu ansioso e estressado com a possibilidade de faltar dinheiro para pagar todas as contas do mês ou com o fato de ter se endividado? Se isso não te afeta, saiba que você pode ser uma exceção.

Um levantamento nacional de 2017, realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontou que a taxa de consumidores inadimplentes que passaram a se sentir mais ansiosos após contraírem a dívida chegou aos 69%.

Logo atrás, na lista da pesquisa, apareceram os sentimentos de insegurança (65%), estresse (64%), angústia (61%), desânimo (58%), culpa (57%) e baixa autoestima (56%). O levantamento também apontou que mais da metade dos inadimplentes (51%) sentia vergonha da família e amigos por estar nessa situação.

Ao olharmos para esses números, podemos concluir que o descontrole financeiro e as dívidas podem fazer um mal danado para a saúde mental de uma pessoa. 

Se manter as contas em ordem não é certeza de ter uma saúde mental perfeita, não ter dívidas já representa um fator a menos com potencial para se transformar em fonte de ansiedade, estresse ou outros problemas de saúde mental.

Realização de sonhos

Uma organização financeira bem feita vai além de controlar os gastos e evitar dívidas. Planejar as finanças também é uma ferramenta muito útil para quem deseja economizar, guardar parte do dinheiro que sobra e até mesmo investir para multiplicar esse dinheiro com o objetivo de realizar algum sonho.

Ao fazer isso, uma meta mais cara, como a viagem dos sonhos para o exterior, uma faculdade ou pós-graduação, a troca do carro ou a compra de móveis novos para a casa se torna mais viável, especialmente em comparação a um cenário financeiro descontrolado e cheio de dívidas.

Segurança em imprevistos e emergências

Controlar bem as finanças ainda envolve destinar parte do dinheiro que recebe todos os meses para montar a sua reserva de emergência. É basicamente juntar uma graninha para o momento em que um imprevisto ou urgência surgir.

Por mais assustador que uma doença que impede um profissional autônomo de trabalhar, a perda do emprego ou a necessidade de fazer um conserto caro de última hora na casa ou carro seja, a tensão é amenizada quando há um dinheiro guardado para lidar com esse tipo de situação.

Já quando não existe controle financeiro nem muito menos reserva de emergência ou qualquer dinheiro sobrando, essas situações podem tornar o cenário muito desesperador. Com informações do KPLAN Consultoria e Assessoria e do SPC Brasil.

Gostou do nosso artigo?
Caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares se mantenham informado sobre o mundo das finanças, tecnologias, cursos e benefícios!