Black Friday: O que é e quando começa

Mesmo antes de novembro chegar, apostamos que você já tinha começado a ouvir falar e a receber anúncios de promoções referentes à Black Friday nas suas redes sociais ou na caixa de entrada do seu e-mail.

A tradicional liquidação de novembro é uma oportunidade para encontrar variados produtos com desconto, no entanto, também exige atenção, para garantir que as compras realmente sejam vantajosas.

Já que estamos no clima do evento, resolvemos trazer algumas informações relevantes a respeito da ação de vendas. Dá só uma olhadinha!

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma campanha de vendas em que itens de todas as categorias entram em promoção e aparecem à venda por preços mais baratos. O evento do modo como conhecemos, em que milhares de pessoas vão às compras em busca de bons descontos nas lojas e sites, é uma tradição norte-americana.

No Brasil, ela passou a decolar a partir de 2010 e se tornou uma referência para empresários e consumidores no país.

A origem

A tradução do termo Black Friday é “Sexta-feira Negra”. A sua origem exata não é conhecida, mas uma das histórias contadas é que a expressão teria surgido no final do século XIX depois que duas instituições financeiras quebraram no mesmo dia durante a corrida do ouro. Por coincidência, foi em uma sexta-feira.

Outro relato informa que a expressão foi usada pela primeira vez em 1951, quando funcionários alegavam estar doentes no dia seguinte à Ação de Graças para conseguir quatro dias de folga. Vale registrar que naquela época esses dias não eram reembolsados.

O termo foi muito usado por policiais da Filadélfia, na década de 60, que precisavam lidar com o caos devido ao excesso de pedestres e veículos. Isso porque milhares de consumidores iam ao centro da cidade para fazer compras dias após a data de Ação de Graças.

O Dia de Ação de Graças é celebrado na quarta quinta-feira de novembro de cada ano. Era na sexta-feira que as pessoas realizavam as suas compras para o Natal e que o personagem do Papai Noel começava a cumprir o seu papel nas lojas de departamento, chamando a atenção das crianças da cidade que queriam vê-lo.

Como era classificado como o período de pior trânsito na cidade, nenhum policial poderia tirar aquele dia de folga, tendo que fazer um turno de mais de 12 horas. Depois que o termo Black Friday passou a ser usado pelos policiais e saiu nas manchetes de jornais e nos noticiários, ele ganhou o país.

Então, lá para 1981, a expressão começou a ser empregada da forma que é nos dias de hoje, referindo-se às inúmeras lojas que oferecem descontos como maneira de estimular o consumo.

Quando começa a Black Friday?

A data oficial de início da tradicional campanha de vendas muda de ano para ano, mas é sempre marcada para novembro. Lembra que vimos que não existe uma data oficial para o Dia de Ação de Graças, mas que ele ocorre na quarta quinta-feira de novembro de cada ano?

Então, é exatamente por isso que a Black Friday tem uma data diferente todos os anos: o evento de liquidações acontece todas as vezes no dia seguinte (sempre uma sexta-feira) à Ação de Graças de determinado ano. Portanto, no ano de 2024, a data oficial do evento é o dia 29 de novembro.

Entretanto, diversas lojas não esperam um único dia para colocar os seus produtos em oferta durante o mês de novembro. É possível encontrar promoções de esquenta da Black Friday, Black Friday antecipada ou Black Week divulgadas na internet.

As informações são dos sites Black Friday, InfoMoney e Educação UOL.

Gostou do nosso artigo?
Caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares se mantenham informado sobre o mundo das finanças, tecnologias, cursos e benefícios!