Talvez o seu sonho desde bem novo seja ter o seu próprio negócio, viver da sua arte, produzindo e vendendo aquilo que você mais gosta. No entanto, também é possível que a ideia de empreender esteja aparecendo na sua mente porque você não aguenta mais o seu patrão e acredita que chegou a hora de ser o seu próprio chefe.
Independente do motivo que despertou em você a vontade de abrir uma empresa, fato é que essa não é uma decisão a se tomar de qualquer jeito, sem muito estudo e planejamento prévio.
Empreender não é simples e nem garantia de sucesso. Uma mostra disso é que uma reportagem de 2021 da Folha apontou que menos de 40% das empresas criadas no Brasil conseguem sobreviver após cinco anos de atividades, conforme dados divulgados no mesmo ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Assim, antes de dar o primeiro passo rumo à abertura do seu próprio negócio é fundamental que você saiba algumas coisas.
Empreender é para você?
A ideia de trabalhar com o que gosta ou de ter a liberdade de ser o seu próprio chefe é muito atrativa, mas é importante ter em mente que empreender não se resume a isso.
O empreendedor também precisa saber identificar uma boa oportunidade de negócio, ser bom em liderar e tomar decisões, ter tolerância ao risco, ser criativo e estar pronto para lidar com questões burocráticas.
Portanto, antes de tomar qualquer decisão relacionada ao objetivo de ter um negócio, é fundamental que você pare e reflita se realmente tem o perfil empreendedor.
Qual é o seu segmento?
Outra coisa que você não pode deixar de saber logo de início é em qual segmento você pretende atuar. Mas, não apenas o nome do segmento em si.
O conselho aqui é fazer uma boa pesquisa sobre o mercado do setor em questão para confirmar se ele realmente combina com o seu perfil, se há boas oportunidades de negócio para você e se você pode oferecer o que o público desse segmento precisa, além de conhecer a concorrência.
Essa pesquisa também é importante para que você fique ciente das regras e legislações que os empreendedores do segmento precisam cumprir e já se prepare para cumprí-las caso decida seguir em frente.
Quem é o cliente ideal?
É preciso saber também para qual tipo de cliente você deseja vender os seus produtos e/ou serviços. Em outras palavras, qual é o seu cliente ideal e como ele se posiciona em relação ao que você oferece.
Montar previamente um perfil de cliente ideal, delineando as características em comum das pessoas com maior potencial para fechar negócios com a sua empresa, poderá facilitar o processo de atrair essas pessoas.
Conhecer bem quem vai consumir o produto ou serviço do seu negócio inclui saber o que o seu cliente ideal gosta, quais são as suas necessidades e como ele pensa, por exemplo.
Qual é o plano de negócios?
Para tornar o sonho do negócio em uma realidade de sucesso, não em um pesadelo, é preciso ter um plano de ação e um modelo de negócios muito bem claros, que sejam capazes de direcionar os passos da empresa.
É fundamental detalhar, colocando no papel, as características, mercado, público-alvo e demais informações sobre o negócio, definir metas, objetivos, necessidades e etapas a serem cumpridas, assim como prever o tempo, recursos e dinheiro que será preciso utilizar para executar cada uma delas.
Em outras palavras, é preciso planejar o negócio extensivamente antes de dar o primeiro passo rumo à sua abertura.
Onde será o ponto comercial?
Alguns negócios podem funcionar apenas online, já outros, inevitavelmente, precisam de um ponto comercial físico. Mas, a escolha de um ponto comercial não pode se basear apenas em intuição ou no que for mais conveniente para o empreendedor.
A escolha do ponto comercial precisa ser estratégica, já que ela também pode influenciar as chances de sucesso do negócio. Um ponto bem localizado e de fácil acesso aos clientes faz diferença.
Pedir ajuda
Infelizmente, muitos pequenos empreendedores fazem tudo sozinhos, mas isso não é o ideal. Afinal, um negócio envolve inúmeras atividades, desde operacionais até burocráticas, que são muita coisa para uma pessoa só conseguir fazer eficientemente.
O melhor é que o empresário inclua desde o início no seu plano de negócios a necessidade de contar com a ajuda de profissionais qualificados e responsáveis em sua equipe para delegar funções a eles.
Assim, ele poderá se dedicar àquelas atividades essenciais, com as quais apenas o dono do negócio pode lidar. Com informações do Exame, da Folha e do Hubspot.