Como aprender inglês simples e fácil?

Se você pudesse programar outro idioma como o inglês em seu cérebro assim, a vida seria fácil, mas a verdade é que aprender inglês exige muito trabalho e dedicação.

1. praticar, praticar, praticar

Como vimos, não existe uma maneira mágica de aprender inglês imediatamente. Você terá que trabalhar duro.

Obviamente, se você estiver em sala de aula, você deve fazer o máximo de aulas, dever de casa e estudar possível. Os cursos são bons porque o tornam mais responsável e o incentivam a aprender. Mas mesmo que você não esteja na aula, você ainda pode praticar no seu tempo livre.

Felizmente, com as possibilidades da internet, praticar é mais fácil do que nunca.

Você pode querer estudar sozinho. Se este for o caso, há muitos recursos e dicas à sua disposição. Alternativamente, se você preferir estrutura, considere alguns cursos de inglês online gratuitos como complemento de outro curso ou como seu curso principal.

Além disso, se você ainda não experimentou o FluentU, você realmente deveria dar uma olhada.

FluentU pega vídeos reais – como videoclipes, trailers de filmes, notícias e discursos inspiradores – e os transforma em aulas personalizadas de aprendizado de idiomas.

É divertido, educativo, divertido e fácil de usar. Você pode melhorar suas habilidades em inglês assistindo a vídeos, aprendendo e praticando vocabulário e fazendo testes de compreensão.

2. Quanto mais você pratica, melhor e mais rápido você aprende

O autor Malcolm Gladwell sugere que para se tornar um especialista em algo, você precisa de 10.000 horas de prática.

Se isso parece muitas horas, é porque é! Então, comece a investir tempo o mais rápido possível.

Se você quiser aprender gramática, comece com algumas dicas sólidas para aprender gramática em geral ou uma revisão rápida de alguns erros comuns.

Se você está tendo problemas com as habilidades de escuta, pode começar com uma visão geral dos recursos de escuta disponíveis online antes de estudar um podcast ou audiolivro. Se preferir adicionar recursos visuais, procure filmes e programas de TV que ajudem a melhorar a compreensão auditiva.

As habilidades de leitura também são fáceis de praticar, esteja você tentando encontrar livros simples ou resenhas de livros que foram transformados em filmes. É importante mesmo ler este blog agora!

Se você não tiver um falante nativo para conversar, a prática de pronúncia e fala pode ser difícil, mas não é impossível melhorar. Comece com estratégias gerais de prática de conversação, algumas das quais você pode usar mesmo sem um parceiro, e depois aprenda mais sobre sites que oferecem oportunidades de falar online. Então leia alguns posts sobre como melhorar sua pronúncia.

Por último, mas não menos importante, é o vocabulário. Talvez você queira aprender mais expressões idiomáticas ou provérbios. Ou talvez você esteja cansado de parecer um robô e queira aprender mais gírias em inglês. Aprenda quais palavras você acha que funcionam bem, mas provavelmente não são!

Além disso, considere aumentar seu vocabulário relacionado a tópicos específicos, como cores, esportes (esportes específicos como futebol/futebol), saúde e condicionamento físico, comida ou aeroportos. Sério, isso é só o começo!

Se o truque parece ter muitos links, esse é o ponto. Não esqueça que todos os links nesta seção são de um site – FluentU – e existem muitos outros sites de aprendizado de idiomas onde você pode aprender mais.

3. Encontre sua motivação

Como qualquer objetivo, aprender um idioma é sempre mais fácil e divertido se você tiver um motivo para fazê-lo. Certifique-se de se concentrar nessa causa, pois ela o ajudará nos momentos em que o aprendizado pode parecer difícil.

Por exemplo, você quer aprender inglês para conseguir um emprego? viagem? Para impressionar as meninas ou meninos da sua classe? Ou você quer aprender só porque não é fácil, porque é um desafio? Seja qual for a sua motivação, certifique-se de não ignorá-la.

Você também deve perceber que pode ter mais de um motivo para aprender inglês e que as motivações se adaptarão ou mudarão com o tempo.

4. Trabalhe duro, jogue duro

As dicas acima apontam para a ideia, mas é importante dizer: aprender inglês é melhor se você tornar divertido. Você deve tentar transformá-lo em um jogo, quer isso signifique aprender inglês jogando jogos de tabuleiro ou encontrar maneiras de incorporar a gamificação ao seu aprendizado de inglês.

É certamente um exemplo estranho, mas no filme “Billy Madison” Billy está estudando com sua namorada Veronica (não se preocupe, este videoclipe funciona com segurança). Se ele acertasse, ela tiraria um vestido. Então, embora eu não recomende necessariamente o método da “tirinha de estudo”, concordo com o espírito deste exercício porque Billy encontrou uma maneira de tornar seu aprendizado divertido e interessante!

5. Para obter os melhores resultados futuros, obtenha muitas informações agora

Você deve ter notado que em todas as suas aulas de idiomas há um momento em que você ouve mais e lê menos. Esse período geralmente ocorre antes de você começar a falar e escrever. Bem, é uma maneira natural de aprender coisas novas. Antes de começar a fazer você mesmo, você precisa ver e entender como é feito.

Há também uma expressão idiomática para isso: “Não coloque a carroça na frente dos bois.” Isso significa que às vezes você tem que fazer as coisas na ordem certa. Nesse caso, isso significa obter o máximo de entrada possível primeiro, em vez de enfatizar sua saída (ou seja, falar e escrever) – pelo menos não no início.

Uma das principais maneiras de aprender a fazer isso é ouvir e aprender com falantes nativos online. Esse método pode economizar muito tempo quando você perceber que algumas das coisas que aprendeu na aula de inglês podem não ser tão úteis quanto você pensava. Por exemplo, no vídeo abaixo, você verá como os usuários que falam inglês confundem seu vocabulário ao responder a alguém agradecendo.

Você pode descobrir que sua impopularidade pode não ser tão comum quanto você aprendeu. Certifique-se de se inscrever no FluentU English Channel hoje para iniciar sua jornada de inglês com toneladas de informações nativas (e úteis)!

6. Coloque a comunicação em primeiro lugar

O inglês tem um grande vocabulário, pronúncia difícil e ortografia confusa. Além disso, você não é perfeito, então cometerá erros ao aprender inglês. Quanto mais cedo você aceitar isso, melhor.

Você aceitou? OK!

Agora é mais fácil para você se comunicar com os outros e transmitir seu ponto de vista. Você pode fazer melhorias posteriormente no processo de aprendizagem.

Então, como você encontra um parceiro linguístico para se comunicar? Bem, você sempre pode usar seus colegas de classe – se os tiver – ou tentar encontrá-los usando os recursos das dicas 1 e 2.

Você também pode encontrar outros alunos de inglês no Facebook ou em outros sites de redes sociais, usar a Internet para encontrar outros falantes e alunos de inglês e até mesmo se inscrever em sites como o CouchSurfing.com, que lhe dá a chance de conhecer novas pessoas em qualquer lugar!

7. Não se esqueça da estrutura

Embora eu tenha falado muito na dica 6, não se esqueça de que existe uma maneira “certa” de falar inglês. No início do seu processo de aprendizado de idiomas, geralmente é melhor se concentrar em falar e não se preocupar muito com erros, mas à medida que você avança para níveis mais avançados, coisas como gramática, ortografia e escolha de palavras são importantes.

Pense na linguagem como um edifício e na gramática como uma estrutura. Se você não tiver uma boa estrutura, eventualmente seu prédio entrará em colapso. Evite essa falha usando um site como o Englisch-Hilfen.de ou verificando outros posts no FluentU que ajudam a melhorar sua estrutura de inglês e evitar erros.

8. Perceba que aprender inglês não é uma linha reta

Se você estiver em uma aula, seguindo um livro didático ou usando qualquer tipo de currículo, poderá encontrar esses recursos apresentando tópicos e pontos gramaticais em uma ordem específica.

Em geral, as coisas ficam mais difíceis com o tempo, mas isso não significa que você sempre tenha que seguir o livro.

Às vezes você fica entediado e quer encontrar informações novas e específicas que não estão no livro. Às vezes você tem que voltar e olhar para algum material que não faz muito sentido na primeira vez. Isso é bom e normal.

Você também deve entender que alguns dias você se sente como um super-herói invencível que fala inglês, e outros dias você sente que não pode dizer uma palavra. Esses altos e baixos também são normais. Apenas continue trabalhando duro e seja paciente e você definitivamente melhorará.

9. Não traduza tudo

Como professor, acho que meus alunos muitas vezes têm esse problema.

Costumava ser difícil procurar cada palavra em um dicionário, mas com a internet e o Google Tradutor, obter uma “tradução” rápida é mais fácil do que nunca.

Evite esta tentação.

A razão é que se você traduzir literalmente cada palavra em uma frase, pode soar terrível para falantes nativos. Isso se aplica a todos os idiomas. Traduções literais geralmente não levam em conta fatores como expressões idiomáticas, partículas e flexões preposicionais, então isso é quase sempre óbvio quando os alunos traduzem cada palavra.

Por outro lado, se você estiver lendo um texto em inglês e tentando traduzi-lo para seu idioma nativo, provavelmente não há problema. Pode desperdiçar seu tempo e confundi-lo um pouco, mas pelo menos não confundirá a pessoa com quem você está falando.

10. Mantenha um registro ou diário do idioma

Compre um notebook ou dedique os arquivos do seu telefone ou computador à sua experiência de aprendizado de inglês. Toda vez que você aprender uma nova palavra importante, adicione-a ao seu diário com definições e exemplos sempre que possível. Você também pode escrever sobre outras experiências em inglês se quiser mais prática de escrita.

O bom de um diário como esse é que você pode praticar um pouco de escrita, claro, mas também é ótimo para consolidar um novo vocabulário. Há uma opinião de que, para entender e reter uma nova palavra, você precisa usá-la no contexto pelo menos três vezes. Manter registros ajudará.

Além disso, se você olhar para as entradas anteriores em seu diário de inglês, poderá refletir sobre o quão longe você chegou – você pode ficar surpreso e motivado para compará-lo com o que você sabe agora!

11. Consistente e Responsável

Esta é mais uma técnica de definição de metas do que uma técnica estrita de estudo de inglês.

A verdade é que, se você fizer isso de forma consistente e tiver alguma forma de responsabilidade, é mais provável que seja bem-sucedido em manter uma meta e cumpri-la.

Como na história da Tartaruga e da Lebre, vença a corrida devagar e com firmeza.

Se você puder passar apenas 15 minutos por dia aprendendo inglês – mas fizer isso 15 minutos todos os dias – provavelmente obterá resultados melhores do que se tentar estudar 3 horas por dia. Ou que tal um plano para estudar inglês em 35 minutos por dia?

Ao mesmo tempo, se você tiver parceiros de estudo, como colegas de classe ou familiares que sabem o que você está fazendo, eles podem ajudá-lo e motivá-lo a continuar seus estudos e seguir seu plano.

12. Seja realista

Claro, seria ótimo se você pudesse praticar 10 horas por dia, mas isso provavelmente não vai acontecer. Você tem que reconhecer suas limitações, principalmente quando se trata de tempo, e aprender a superá-las.

Como mencionado na Dica 11, se você pode passar apenas 15 minutos por dia estudando, é melhor reconhecer isso e trabalhar com isso do que fazer grandes planos para estudar por 2 horas por dia, porque esses planos nunca se concretizarão.

Além disso, seja realista sobre suas motivações (veja a dica 3). Não faz sentido comprar um livro de inglês que se concentre no vocabulário de viagens e férias se você estiver aprendendo inglês apenas para reuniões de negócios.

13. Conheça seu nível e melhore seu nível

Isso é semelhante à dica 12, mas para reconhecer suas limitações, primeiro você precisa entender quais são elas.

Testar nunca é divertido, mas às vezes é necessário diagnosticar quais áreas você precisa melhorar mais. Sites como Oxford e Cambridge têm seus próprios testes, e uma simples pesquisa na internet pode ajudá-lo a encontrar mais.

Depois de identificar onde suas habilidades realmente estão, é mais fácil seguir na direção certa.

14. Preste atenção à pronúncia desde o início

Esta é basicamente uma combinação das dicas 6 e 7 em conselhos concretos: concentre-se na pronúncia desde o início, pois esses problemas são mais difíceis de resolver mais tarde.

Se você corrigir os erros cedo, é menos provável que eles se solidifiquem (vá para sempre).

Use sites como ShipOrSheep.com para ajudar a identificar diacríticos comuns e pares mínimos e ouvir e imitar a pronúncia correta. À medida que você aprende a pronúncia, revise as palavras que rimam para ajudar a solidificar os padrões de pronúncia.

15. A tecnologia é sua amiga, então use-a

Como você deve ter percebido por essas dicas e pelos muitos links que elas contêm, a internet é uma excelente ferramenta para o aprendizado de idiomas. Eu ainda amo livros, mas na verdade é muito mais comum agora que as pessoas usem a internet para praticar suas habilidades em inglês do que para abrir um livro.

Eu digo que não há truque de mágica para aprender inglês, mas se podemos imaginar um, a internet é provavelmente a coisa mais próxima de uma pílula mágica ou programa para aprender inglês rapidamente.

Portanto, continue usando a Wikipedia (mesmo a Wikipedia em inglês simples), continue usando o Facebook ou o Snapchat, continue enviando mensagens de texto, continue ouvindo o YouTube, continue escrevendo! A verdade é que qualquer forma de prática de inglês pode potencialmente ajudar a melhorar suas habilidades, então aproveite todos os recursos que temos disponíveis hoje em dia!

Se você seguir esta dica e as outras 14 dicas acima, não conseguirá falar inglês fluentemente em pouco tempo.

Mas se você os seguir, eles o ajudarão a melhorar.

Então, antes que você perceba, você pode abrir os olhos, causar a melhor impressão de Neo e dizer: “Eu entendo inglês!”

Gostou do nosso artigo?
Caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares se mantenham informado sobre o mundo das finanças, tecnologias, cursos e benefícios!