Dinheiro costuma ser um assunto delicado, especialmente quando alguém precisa de uma verba a mais no final do mês e tem a “brilhante” ideia de pedir emprestado para você.
Esse tipo de situação pode causar constrangimento e desconforto. Afinal, se por um lado, é difícil não se solidarizar quando uma pessoa querida passa aperto, por outro, emprestar dinheiro para alguém tem os seus riscos.
É claro que cada situação é única. Pode ser que tenha acontecido um imprevisto urgente e o dinheiro seja devolvido para você amanhã ou na semana seguinte. Entretanto, também há a chance de que a pessoa não consiga arcar com o combinado.
Então se você emprestar o dinheiro para um amigo ou parente e ele não pagar na hora certa, as coisas podem ficar bem complicadas. Isso porque é extremamente chato ter que cobrar uma pessoa próxima. Ao mesmo tempo, você entregou o seu dinheiro, confiando que o veria de volta, e se estiver precisando da quantia, certamente não vai querer esperar.
Para evitar esse tipo de problema, uma solução é prevenir-se, ou seja, não emprestar dinheiro, a não ser que você esteja 100% confiante na decisão de ajudar alguém financeiramente e tranquilo com a possibilidade de não receber o dinheiro de volta. Dizer não para esse tipo de pedido parece ser difícil? As dicas a seguir podem ajudar!
Seja sincero
Relações saudáveis precisam de sinceridade. Então se você não quer ou não pode emprestar o dinheiro, não se sinta obrigado e deixe isso claro. Entretanto, dê a negativa de forma gentil e educada, sem mentir.
Diga que se lamenta profundamente pela situação da pessoa, mas ressalte que não se sente confortável ou que não pode emprestar dinheiro naquele momento.
Seu dinheiro, suas regras
Se você já tiver a regra de não emprestar dinheiro porque acredita que isso afeta negativamente as suas amizades e relações, pode revelar esse fato para a pessoa, deixando claro que preza pelo seu relacionamento com ela.
Caso já tenha acontecido uma situação do tipo, em que você emprestou dinheiro, a pessoa não pagou, você teve problemas financeiros e a amizade foi afetada, conte essa história para quem estiver fazendo o pedido.
Ofereça outro tipo de ajuda
Você não pode ou não quer emprestar dinheiro naquele momento, mas quem sabe não consegue ajudar de outra maneira? Oferecer algum auxílio pode amenizar o impacto do não, inclusive.
Você pode sugerir estratégias para a pessoa obter renda extra, como dar aulas, comercializar doces caseiros ou vender roupas, sapatos, móveis e eletrodomésticos usados, mas em bom estado, que ela tenha em casa. Você pode até mesmo ajudar na divulgação.
Além disso, você pode dar dicas de economia, o que inclui diminuir os gastos supérfluos, comer mais em casa e menos na rua, procurar opções gratuitas de lazer e pesquisar bem antes de fazer compras, por exemplo. No entanto, fique atento e certifique-se que a pessoa está aberta a esse tipo de conselho, para não correr o risco de ofendê-la.
Conte a sua situação
Talvez você tenha decidido não emprestar dinheiro devido aos seus próprios problemas financeiros ou à instabilidade da sua carreira. Uma alternativa para não soar tão rude ao negar o pedido, é relatar que essas questões impedem o empréstimo.
Se não quiser expor toda a sua situação, a pessoa tiver fama de fofoqueira ou não for tão próxima (neste último caso, ela nem deveria te pedir dinheiro emprestado, mas enfim), não entre em detalhes, apenas pontue superficialmente os fatos que não te permitem emprestar dinheiro naquele momento.
O dinheiro já tem destino
É provável que você já tenha planejado onde usar o seu dinheiro, como fazer uma viagem ou juntar o suficiente para dar entrada na sua casa própria, por exemplo. Esses são outros motivos que podem suavizar o não: avisar que a sua renda já está comprometida com determinadas metas.
Mais uma vez, você não é obrigado a dizer quais metas são essas, pode apenas pontuar que elas existem. Afinal, é o seu dinheiro, que você lutou para conquistar e tem todo o direito de reservar para a realização dos seus próprios sonhos, sem dar detalhes a ninguém.