Como iniciar uma pequena empresa em 2022: o guia passo a passo completo.

Começar um negócio é uma das experiências mais emocionantes e gratificantes que você pode ter, mas por onde começar? Existem muitas maneiras diferentes de iniciar um negócio, mas antes de tomar qualquer decisão, você deve considerar sua ideia de negócio, quanto tempo você tem, quanto tempo você precisa e quanto você quer investir. Para ajudar a eliminar as suposições do processo, siga Saiba como iniciar uma pequena empresa.

Antes de começar: tenha a mentalidade certa

Os espectadores costumam ouvir hits da noite para o dia porque são um bom título. No entanto, as coisas raramente são tão simples – eles não veem os sonhos, construções e posicionamento anos antes de um grande lançamento público. Por esse motivo, lembre-se de se concentrar em sua jornada de negócios e não compare seu sucesso com o sucesso dos outros.

Consistência é a chave

Novos empreendedores tendem a se alimentar de seu impulso inicialmente, mas ficam frustrados quando esse impulso diminui. É por isso que é vital desenvolver hábitos e seguir em frente que possam fortalecer sua rotina quando a motivação desaparecer.

Próxima Etapa

Alguns empreendedores entram, não olham para isso e inventam. Ainda outros empreendedores ficam presos na paralisia da análise e nunca começam. Talvez você seja uma mistura dos dois – e é aí que você precisa. A melhor maneira de atingir qualquer objetivo comercial ou pessoal é anotar todas as etapas possíveis necessárias para alcançá-lo. Em seguida, ordene as etapas pelo que precisa acontecer primeiro. Algumas etapas podem levar alguns minutos, enquanto outras podem levar muito tempo. É importante sempre dar o próximo passo.

1. Refinar sua ideia de negócio

A maioria dos conselhos de negócios lhe diz para monetizar o que você ama, mas perde dois outros elementos muito importantes: precisa ser lucrativo e no que você é bom. Por exemplo, você pode amar música, mas se você não é um grande cantor ou compositor, quão viável é sua ideia de negócio? Talvez você adore fazer sabonetes e queira abrir uma saboneteira em uma cidade que já tem três por perto – não é fácil dominar o mercado quando você cria o mesmo produto com outras lojas próximas.

Se você não tiver uma ideia clara do que seu negócio envolverá, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • O que você gostaria de fazer?
  • O que voce odeia fazer?
  • Você consegue pensar em alguma coisa para tornar essas coisas mais fáceis?

Essas perguntas podem orientá-lo a pensar sobre o seu negócio. Se você já tem uma ideia, eles podem ajudá-lo a expandi-la. Depois de ter sua ideia, avalie se você é bom nisso e se é lucrativo.

Sua ideia de negócio não precisa ser o próximo Scrub Daddy ou Squatty Potty. Em vez disso, você pode pegar um produto existente e melhorá-lo.

Considere seus motivos

Você está lutando para ter uma ideia de negócio viável? Considere o seu “porquê”. Para ter sucesso, você precisa ter um objetivo empresarial claro. Este “porquê” tem que ser mais profundo do que simplesmente ganhar dinheiro – tem que ser algo que você ama para que você possa perseverar nos altos e baixos do empreendedorismo.

Alguns exemplos de um “porquê” de negócios podem ser:

  • Faça a diferença na sua comunidade
  • Ajude as pessoas a realizarem seus sonhos
    ter um impacto positivo no meio ambiente
  • Atender às necessidades atuais não atendidas

Por exemplo, talvez você seja pai de uma criança com autismo. Seu filho adora viajar, mas pode ser difícil identificar lugares, passeios e cidades que atendam às necessidades de famílias com necessidades especiais. Você pode iniciar uma agência de viagens ou algum outro programa especializado em viagens amigáveis ​​ao autismo – ou até mesmo criar algum tipo de certificação que rotule o destino como amigável ao autismo.

Alguns treinadores de negócios pensam que seu “porquê” vai fazer você chorar. Embora não seja necessário, construir uma forte conexão emocional com seu raciocínio pode ajudá-lo a perseverar quando as coisas ficarem difíceis.

2. Conheça seus concorrentes e mercado

A maioria dos empreendedores gasta mais tempo trabalhando em seu produto do que aprendendo sobre seus concorrentes. Se você está solicitando financiamento externo, um credor ou parceiro em potencial quer saber: o que torna você (ou sua ideia de negócio) único? Se a análise de mercado mostrar que seu produto ou serviço está saturado em sua área, veja se você pode considerar uma abordagem diferente. Pegue a limpeza, por exemplo – você pode se concentrar em casas que aceitam animais de estimação ou se concentrar na limpeza da garagem em vez dos serviços gerais de limpeza.

Pesquisa primária

O primeiro passo em qualquer pesquisa competitiva é a pesquisa preliminar, que envolve a obtenção de dados diretamente de clientes em potencial, em vez de tirar conclusões com base em dados anteriores. Você pode usar questionários, pesquisas e entrevistas para entender as necessidades do consumidor.

Fazer pesquisas com amigos e familiares não é recomendado, a menos que eles sejam seu mercado-alvo. Pessoas que dizem que podem comprar coisas e pessoas que podem comprar coisas são muito diferentes. A última coisa que você quer é ter tanto estoque no que eles dizem, criar um produto e falhar quando você tenta vendê-lo porque todas as pessoas que dizem que vão comprar não o fazem porque o produto não é o que eles realmente compram.

Pesquisa secundária

Ao realizar pesquisas secundárias, use fontes de informação existentes (como dados do censo) para coletar informações. Os dados atuais podem ser pesquisados, compilados e analisados ​​de várias maneiras, dependendo de suas necessidades, mas podem não ser tão detalhados quanto a pesquisa preliminar.

Faça uma análise SWOT

SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. A realização de uma análise SWOT pode fornecer fatos sobre como seu produto ou ideia pode funcionar quando for lançado no mercado e também pode ajudá-lo a decidir a direção de sua ideia. Sua ideia de negócio pode ter alguns pontos fracos que você não considerou, ou pode haver algumas oportunidades para melhorar o produto de um concorrente.

3. Desenvolva seu plano de negócios

Um plano de negócios é um documento dinâmico que serve como um roteiro para a construção de um novo negócio. Este documento facilita a compreensão e assimilação por potenciais investidores, instituições financeiras e gestores de empresas. Mesmo que você planeje se financiar, um plano de negócios pode ajudá-lo a colocar as ideias em prática e identificar possíveis problemas. Um plano de negócios completo deve conter as seguintes seções:

  • Sumário Executivo: O sumário executivo deve ser o primeiro item do plano de negócios, mas deve ser escrito por último. Descreve o novo negócio proposto e destaca os objetivos da empresa e as formas de alcançá-los.
  • Descrição da Empresa: A descrição da empresa cobre qual problema seu produto ou serviço resolve e por que sua empresa ou ideia é a melhor. Por exemplo, talvez sua formação seja em engenharia molecular e você tenha usado essa experiência para criar um novo tipo de roupa esportiva – você tem as credenciais certas para fazer os melhores materiais.
  • Análise de Mercado: Esta parte do plano de negócios analisa o posicionamento da empresa em relação aos concorrentes. A análise de mercado deve incluir mercado-alvo, análise de segmentação, tamanho do mercado, taxa de crescimento, tendências e avaliação do ambiente competitivo.
  • Organização e estrutura: Anote o tipo de organização empresarial que você espera, sua estratégia de gestão de risco proposta e quem fará parte da equipe de gestão. Quais são suas qualificações? Sua empresa é uma sociedade unipessoal de responsabilidade limitada (LLC) ou uma corporação?
  • Missão e Objetivos: Esta seção deve conter uma breve declaração de missão detalhando o que a empresa deseja realizar e as etapas a serem seguidas para alcançá-lo. Essas metas devem ser SMART (específicas, mensuráveis, orientadas para a ação, realistas e com prazo determinado).
  • Produto ou Serviço: Esta seção descreve como seu negócio funcionará. Inclui quais produtos você oferecerá aos consumidores no início de seu negócio, como ele se comparará com seus concorrentes existentes, quanto custará seu produto, quem será responsável por criar o produto, como você obterá os materiais e quanto vai custar para fazer.
  • Resumo dos antecedentes: Esta parte do plano de negócios é a mais demorada. Compile e resuma dados, artigos e pesquisas sobre quaisquer tendências que possam ter um impacto positivo ou negativo em seu negócio ou setor.
  • Plano de marketing: O plano de marketing identifica as características do seu produto ou serviço, resume a análise SWOT e analisa os concorrentes. Ele também discute como você promoverá seu negócio, quanto gastará em marketing e quanto tempo a campanha deve durar.
  • Planejamento Financeiro: O planejamento financeiro talvez seja o coração de um plano de negócios, porque sem dinheiro, um negócio não pode avançar. Inclua um orçamento proposto em seu plano financeiro junto com demonstrações financeiras projetadas, como demonstrativos de renda, balanços e demonstrações de fluxo de caixa. Geralmente, as demonstrações financeiras projetadas para cinco anos são aceitáveis. Esta seção também é onde você deve incluir sua solicitação de financiamento se estiver procurando por financiamento externo.

Desenvolva uma estratégia de saída

Uma estratégia de saída é importante para qualquer empresa que busca financiamento porque descreve como você venderá a empresa ou transferirá a propriedade se decidir se aposentar ou passar para outros projetos. Uma estratégia de saída também permite que você obtenha o máximo valor do seu negócio ao vendê-lo. Existem várias opções diferentes para sair de um negócio, e a opção que funciona melhor para você depende de seus objetivos e circunstâncias.

As estratégias de saída mais comuns são:

  • Vender o negócio para outra parte
  • Passar o negócio para a família
  • Liquidação dos ativos da empresa
  • Feche a porta e saia

Desenvolva modelos de negócios escaláveis

À medida que uma pequena empresa cresce, é importante ter um modelo de negócios escalável para que você possa acomodar mais clientes sem incorrer em custos adicionais. Um modelo de negócios escalável é aquele que pode ser facilmente replicado para atender a mais clientes sem aumentar significativamente os custos.

Alguns modelos de negócios escaláveis ​​comuns são:

  • Negócio baseado em assinatura
  • Empresas que vendem produtos digitais
  • Empresa de franquia
  • Negócios de Marketing na Internet


Iniciar o planejamento tributário

Uma das coisas mais importantes a fazer ao iniciar um pequeno negócio é começar a planejar seus impostos. Os impostos podem ser complexos e você pode ser responsável por muitos tipos diferentes de impostos, incluindo imposto de renda, imposto de trabalho autônomo, imposto sobre vendas e imposto de propriedade. Dependendo do tipo de negócio que você administra, você também pode ter que pagar outros impostos, como impostos sobre a folha de pagamento ou impostos sobre o desemprego.

4. Escolha sua estrutura de negócios

Ao estruturar seu negócio, é importante considerar como cada estrutura afeta os impostos que você deve, suas operações do dia a dia e se seus bens pessoais estão em risco.

LLC: LLCs limitam sua responsabilidade pessoal por dívidas comerciais. Uma LLC pode ser de propriedade de um ou mais indivíduos ou corporações e deve incluir um agente registrado. Esses proprietários são chamados de membros.
Parceria de Responsabilidade Limitada (LLP): Uma LLP é semelhante a uma LLC, mas normalmente é usada por um profissional de negócios licenciado, como um advogado ou contador. Esses acordos exigem acordos de cooperação.
Empresa individual: Se você está iniciando uma empresa individual, considere uma empresa individual. Para efeitos legais e fiscais, empresa e proprietário são considerados a mesma coisa. Os empresários são responsáveis ​​pelo negócio. Portanto, se o negócio falir, o proprietário é pessoalmente e financeiramente responsável por todas as dívidas do negócio.
Corporação: Uma corporação limita sua responsabilidade pessoal por dívidas comerciais, assim como uma LLC. Uma corporação pode ser tributada como uma corporação C (C-corp) ou uma corporação S (S-corp). O status S-corp fornece imposto de repasse para pequenas empresas que atendem a determinados requisitos do IRS. Grandes corporações e startups que procuram atrair capital de risco são frequentemente tributadas como C-corps.
Antes de decidir sobre uma estrutura de negócios, discuta sua situação com um contador de pequenas empresas e possivelmente um advogado, pois cada tipo de negócio tem diferentes tratamentos fiscais que podem afetar seus resultados.

5. Registre sua empresa e trate da papelada

Existem várias questões legais que precisam ser abordadas ao iniciar um negócio após a escolha de uma estrutura de negócios. Aqui está uma lista de itens a serem considerados ao construir seu negócio:

  • Escolha o nome da sua empresa: torne-o memorável, mas não muito difícil. Escolha o mesmo nome de domínio (se disponível) para construir sua presença na Internet. O nome da empresa não pode ser o mesmo de outra empresa registrada em seu estado, nem pode infringir outra marca comercial ou marca de serviço registrada no United States Patent and Trademark Office (USPTO).
  • Arquive documentos de formação de negócios com seu estado: Você criará formalmente uma corporação, LLC ou outra entidade comercial, preenchendo um formulário com a agência de negócios do seu estado (geralmente o Secretário de Estado). Como parte desse processo, você precisará escolher um agente registrado para aceitar documentos legais em nome de sua empresa.
  • Você também pagará a taxa de inscrição. O estado enviará um certificado, número de identificação fiscal (TIN) e conta bancária comercial que você pode usar para solicitar sua licença.
  • Solicitar um Número de Identificação do Empregador (EIN): Todas as empresas, exceto as unipessoais sem funcionários, devem ter um Número de Identificação do Empregador federal.
  • Apresentar um pedido com o IRS. Normalmente, você receberá seu número de telefone em alguns minutos.
  • Solicite as licenças e autorizações necessárias: Os requisitos legais são determinados pelo seu setor e jurisdição. A maioria das empresas exige uma combinação de licenças locais, estaduais e federais para operar. Verifique com o escritório do governo local (ou até mesmo um advogado) para obter informações de licenciamento para sua área.
  • Abra uma conta bancária empresarial. Mantenha seus negócios e finanças pessoais separados. Veja como escolher uma conta corrente comercial – e por que uma conta comercial separada é essencial.
  • Escolha um contador ou obtenha um software de contabilidade: se você vende produtos, precisa de um recurso de estoque em seu software de contabilidade para gerenciar e rastrear o estoque. O software deve ter lançamentos contábeis e de diário e a capacidade de gerar demonstrações financeiras. Confira o melhor software de contabilidade para pequenas empresas.

6. Organize suas finanças

Antes de financiar seu negócio, você deve entender seus custos iniciais. Para identificá-los, liste todos os suprimentos físicos necessários, estime o custo de quaisquer serviços profissionais necessários, precifique quaisquer licenças ou autorizações necessárias para operar e calcule o custo do espaço de escritório ou outros imóveis. Adicione custos e benefícios da folha de pagamento (se aplicável).

Pode levar anos para uma empresa se tornar lucrativa, por isso é melhor superestimar os custos de inicialização e ter muito dinheiro do que muito pouco. Muitos especialistas recomendam ter dinheiro suficiente para cobrir as despesas operacionais por seis meses.

Quando você sabe quanto capital precisa para iniciar um negócio, precisa saber onde sua empresa está ganhando dinheiro. Este valor é o seu ponto de equilíbrio.

Equilíbrio = Custo Fixo ÷ Margem de Contribuição

E margem de contribuição = receita total de vendas – custo de fabricação do produto

Por exemplo, digamos que você está iniciando um pequeno negócio que vende casas de pássaros em miniatura para jardins de fadas. Você determinou que isso lhe custará US$ 500 em custos iniciais. Seu custo variável é de 40 centavos por casa de passarinho produzida, e você as vende por $ 1,50 cada.

Vamos escrevê-los para facilitar o entendimento:

Custo fixo: $ 500 para o primeiro mês
Custo variável: 40 centavos por casa de passarinho
Preço por casa de passarinho: $ 1,50
Fórmula: $ 500/($ 1,50 – 40 centavos) ou $ 500/$ 1,10 = 456 unidades

Isso significa que você precisa vender pelo menos 456 unidades para cobrir seus custos. Se você vender com sucesso mais de 456 unidades no primeiro mês, terá lucro.

7. Financie seu negócio

Existem muitas maneiras diferentes de financiar seu negócio – algumas exigem um esforço considerável, enquanto outras são mais acessíveis. Existem dois tipos de financiamento: interno e externo.

O financiamento interno inclui:

Poupança pessoal
Cartão de crédito
Amigos e antecedentes familiares
Se você financiar o negócio com seus próprios fundos ou com cartão de crédito, terá que pagar sua dívida com cartão de crédito e perderá parte de sua riqueza se o negócio falir. Permita que sua família ou amigos invistam em seu negócio e arrisque ressentimento e tensão se a empresa falir. Os proprietários de empresas que desejam minimizar esses riscos podem considerar o financiamento externo.

O financiamento externo inclui:

Empréstimos para pequenas empresas
Subsídio para Pequenas Empresas
Investidor angelical
capital de risco
Financiamento cooperativo
As pequenas empresas podem ter que usar uma combinação de fontes de financiamento. Considere quanto dinheiro você precisa, quanto tempo a empresa pode pagar e sua tolerância ao risco. Não importa qual fonte você use, planeje lucrar. É muito melhor levar para casa seis dígitos do que ganhar sete dígitos e ter apenas US $ 80.000 restantes.

As ideias de financiamento incluem:

Factoring de fatura: Com o factoring de fatura, você pode vender faturas não pagas a terceiros a um preço com desconto.
Linhas de crédito comerciais: solicite uma linha de crédito comercial, semelhante a uma linha de crédito pessoal. Os limites de crédito e as taxas de juros serão baseados na receita, pontuação de crédito e histórico financeiro da sua empresa.
Financiamento de equipamentos: Se você precisar comprar equipamentos caros para o seu negócio, poderá financiá-los por meio de um empréstimo ou arrendamento.
Microempréstimos da Small Business Administration (SBA): Microempréstimos são empréstimos de até US$ 50.000 para capital de giro, estoque ou suprimentos e máquinas ou equipamentos.
Bolsas: O governo federal oferece bolsas para empresas que promovam a inovação, o crescimento das exportações ou estejam localizadas em áreas historicamente desfavorecidas. Você também pode encontrar subsídios por meio de organizações locais e regionais.
Crowdfunding: Com o crowdfunding, você pode arrecadar dinheiro de um grande grupo de pessoas levantando doações ou vendendo ações da empresa.
Escolha a fonte de financiamento certa para o seu negócio, tendo em conta o montante de financiamento de que necessita, o prazo de reembolso e a sua tolerância ao risco.

8. Solicite um seguro comercial

Você precisa comprar um seguro para o seu negócio, mesmo que seja um negócio baseado em casa ou você não tenha funcionários. O tipo de seguro que você precisa depende do seu modelo de negócios e dos riscos que você enfrenta. Você pode precisar de mais de um tipo de apólice e, à medida que sua empresa cresce, pode precisar de cobertura adicional. Na maioria dos estados, o seguro de acidentes de trabalho é exigido por lei se você tiver funcionários.

Trabalhe com um agente para obter seguro

Um agente de seguros pode ajudá-lo a determinar a cobertura certa para o seu negócio e encontrar uma apólice da companhia de seguros que ofereça o melhor preço. Agentes de seguros independentes representam várias seguradoras diferentes, para que possam pesquisar as melhores taxas e coberturas.

Tipos básicos de seguro comercial

O seguro de responsabilidade protege sua empresa contra reclamações de terceiros por lesões corporais, danos materiais e lesões pessoais, como difamação ou propaganda enganosa.
O seguro de propriedade cobre os ativos tangíveis da sua empresa, como seu espaço de escritório, equipamentos e estoque.
Se sua empresa for forçada a fechar temporariamente devido a um evento coberto, como um desastre natural, o seguro de interrupção de negócios pagará pela perda de receita.
O seguro de responsabilidade do produto protege contra reclamações por danos pessoais ou materiais causados ​​pelo seu produto.
O Seguro de Responsabilidade por Conduta do Funcionário cobre reclamações de funcionários alegando discriminação, assédio sexual ou outras demissões injustas.
O seguro de acidentes de trabalho cobre despesas médicas e compensação de renda para funcionários feridos no trabalho.

9. Obtenha as ferramentas de negócios certas

As ferramentas de negócios podem ajudar a tornar sua vida mais fácil e seus negócios mais tranquilos. As ferramentas certas podem ajudá-lo a economizar tempo, automatizar tarefas e tomar melhores decisões.

Considere as seguintes ferramentas em seu arsenal:

  • Software de contabilidade: acompanhe as receitas e despesas do seu negócio, prepare demonstrações financeiras e arquive declarações fiscais. Exemplos incluem QuickBooks e FreshBooks.
  • Software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM): Isso ajudará você a gerenciar relacionamentos com clientes, rastrear dados de vendas e marketing e automatizar tarefas como atendimento ao cliente e acompanhamento. Exemplos incluem Zoho CRM e monday.com.
  • Software de gerenciamento de projetos: Planeje, execute e acompanhe projetos. Também pode ser usado para gerenciar tarefas de funcionários e alocar recursos. Exemplos incluem Airtable e ClickUp.
  • Processador de cartão de crédito: Isso permitirá que você aceite pagamentos com cartão de crédito de clientes. Exemplos incluem Stripe e PayPal.
  • Ponto de Venda (POS): Um sistema que permite processar pagamentos de clientes. Alguns softwares de contabilidade e software de CRM possuem funcionalidade POS integrada. Exemplos incluem Clover e Lightspeed.
  • Rede Privada Virtual (VPN): Fornece uma conexão segura e privada entre seu computador e a Internet. Isso é importante para empresas que lidam com dados confidenciais. Exemplos incluem NordVPN e ExpressVPN.
  • Serviços de comerciante: Quando um cliente faz uma compra, o dinheiro é depositado em sua conta de comerciante. Você também pode usar os Serviços do Comerciante para configurar cobrança recorrente ou pagamentos de assinatura. Exemplos incluem Square e Stripe.
  • Hospedagem de e-mail: isso permite que você crie endereços de e-mail profissionais com seu próprio nome de domínio. Os exemplos incluem o G Suite e o Microsoft Office 365.

10. Marketing do seu negócio

Muitos empresários gastam tanto dinheiro criando seus produtos que não têm um orçamento de marketing no lançamento. Ou, eles gastam tanto tempo desenvolvendo o produto que o marketing é uma reflexão tardia.

Crie um site

Mesmo se você for um negócio de tijolo e argamassa, uma presença online é essencial. Não demora muito para criar um site – você pode criar um em um fim de semana. Você pode criar um site de informações padrão ou um site de comércio eletrônico que venda produtos online. Se você vende produtos ou serviços offline, adicione uma página ao seu site onde os clientes possam encontrar sua localização e horário de funcionamento. Outras páginas a serem adicionadas incluem uma página Sobre nós, páginas de produtos ou serviços, perguntas frequentes (FAQs), blog e informações de contato.

Otimize seu site para SEO

Depois de ter um site ou loja de comércio eletrônico, concentre-se em otimizá-lo para os mecanismos de pesquisa (SEO). Dessa forma, quando clientes em potencial pesquisam palavras-chave específicas para seu produto, os mecanismos de pesquisa podem apontá-los para seu site. O SEO é uma estratégia de longo prazo, portanto, não espere obter muito tráfego dos mecanismos de pesquisa – mesmo que você use todas as palavras-chave corretas.

Crie conteúdo relevante

Facilite para os clientes encontrarem as respostas certas para suas perguntas, fornecendo conteúdo digital de qualidade em seu site. As ideias de marketing de conteúdo incluem vídeos, depoimentos de clientes, postagens em blogs e apresentações. Pense no marketing de conteúdo como uma das tarefas mais críticas da sua lista de tarefas diárias. Isso é usado em conjunto com a postagem nas mídias sociais.

Listados em catálogos online

Os clientes usam diretórios online como Yelp, Google Meu Negócio e Facebook para encontrar empresas locais. Algumas cidades e câmaras de comércio também possuem diretórios de negócios. Inclua sua empresa no maior número possível de diretórios relevantes. Você também pode criar listagens para sua empresa em diretórios específicos focados em seu setor.

Desenvolva uma estratégia de mídia social

Seus clientes em potencial estão usando as mídias sociais todos os dias – e você também precisa estar lá. Publique conteúdo que seja interessante e relevante para o seu público. Use as mídias sociais para direcionar o tráfego de volta ao seu site, onde os clientes podem saber mais sobre o que você faz e comprar seus produtos ou serviços.

Você não precisa necessariamente estar presente em todas as plataformas de mídia social disponíveis. No entanto, você deve estar presente no Facebook e no Instagram, pois eles oferecem recursos de comércio eletrônico que permitem vender diretamente de suas contas de mídia social. Ambas as plataformas têm treinamento de publicidade gratuito para ajudá-lo a comercializar seus negócios.

11. Expanda seu negócio

Para expandir seus negócios, você precisa aumentar sua base de clientes e receita. Isso pode ser feito expandindo seus esforços de marketing, melhorando seu produto ou serviço, fazendo parcerias com outros criadores ou adicionando novos produtos ou serviços para complementar o que você já oferece.

Encontre maneiras de automatizar ou terceirizar determinadas tarefas para que você possa se concentrar em expandir seus negócios. Por exemplo, se o marketing de mídia social estiver ocupando muito do seu tempo, considere usar uma plataforma como a Hootsuite para ajudá-lo a gerenciar sua conta com mais eficiência. Você também pode considerar a terceirização completamente demorada.

Você também pode usar a tecnologia para automatizar determinados processos de negócios, como contabilidade, email marketing e geração de leads. Isso lhe dará mais tempo para se concentrar em outros aspectos do seu negócio.

Ao expandir seus negócios, é importante ficar de olho em suas finanças e ter certeza de que você ainda é lucrativo. Se você não estiver ganhando dinheiro suficiente para cobrir suas despesas, precisará reduzi-las ou encontrar maneiras de aumentar sua renda.

Forme uma equipe

À medida que seu negócio cresce, você precisará delegar tarefas e montar uma equipe de pessoas que possam ajudá-lo com suas operações do dia-a-dia. Isso pode incluir a contratação de funcionários adicionais, contratados ou freelancers.

Os recursos para construir equipes incluem:

  • Plataformas de recrutamento: para encontrar os candidatos certos, plataformas de recrutamento como o Indeed e o Glassdoor podem ajudá-lo a publicar descrições de cargos, selecionar currículos e realizar entrevistas em vídeo.
  • Quadros de empregos: Quadros de empregos como Craigslist e Indeed permitem que você publique vagas de emprego gratuitamente.
  • Mídia Social: Você também pode usar plataformas de mídia social como LinkedIn e Facebook para encontrar funcionários em potencial.
  • Plataformas freelance: Usar Upwork, Freelancer e Fiverr pode ajudá-lo a encontrar freelancers talentosos para projetos pontuais ou de curto prazo. Você também pode terceirizar determinadas tarefas, como atendimento ao cliente, marketing de mídia social ou contabilidade.
  • Você também pode considerar a parceria com outras empresas em seu setor. Por exemplo, se você é um organizador de casamentos, pode trabalhar com um florista, fotógrafo, fornecedor ou local. Desta forma, você pode fornecer aos seus clientes um balcão único para todas as suas necessidades de casamento.

Outro exemplo é uma loja de comércio eletrônico que trabalha com centros de atendimento. Esse tipo de parceria pode ajudá-lo a economizar nos custos de envio e armazenamento e também pode ajudá-lo a levar seus produtos aos clientes mais rapidamente.

Para encontrar parceiros em potencial, procure empresas do seu setor que complementem seu trabalho. Por exemplo, se você é um web designer, pode trabalhar com uma agência de marketing digital.

Você também pode pesquisar empresas que atendem ao mesmo mercado-alvo que você, mas oferecem produtos ou serviços diferentes. Por exemplo, se você vende roupas femininas, pode fazer parceria com uma joalheria ou cabeleireiro.

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