Você tem medo de escrever? Você está procurando algumas dicas de redação para ajudá-lo a escrever um ótimo ensaio – e se divertir?
Muitos estudantes, jovens e velhos, têm medo de escrever artigos. Esta é uma tarefa assustadora que muitas vezes requer muita pesquisa, tempo e foco.
Também é uma tarefa que você pode dividir em etapas simples para tornar a redação de sua redação gerenciável e agradável.
Encontrei essas dez dicas de escrita para mudar completamente meu processo de escrita – e espero que elas façam o mesmo por você.
Escrever pode ser divertido
Honestamente, eu era um redator medíocre durante a maior parte do ensino médio e da faculdade.
De vez em quando eu escrevo um artigo muito bom, mas na maioria das vezes eu vou andar de skate com Bs e As.
Eu pessoalmente sei como é chato escrever um artigo e como é difícil escrever um bom artigo.
No entanto, no final dos meus dias de estudante, fiz uma descoberta. Descobri como não apenas escrever um ótimo artigo, mas também aprender a me divertir no processo de escrita.
Hoje eu quero compartilhar essas dez dicas de escrita com você.
Por que escrever uma dissertação é tão difícil?
Quando se trata de escrever, muitos alunos encontram motivos para adiar a escrita. À medida que trabalhavam nele, achavam difícil juntar frases que soassem como uma postura decente sobre um determinado tópico.
Aqui estão alguns motivos:
- Você prefere rolar pelo Facebook
- Você quer escrever sobre algo que seu professor ou professor adoraria?
- Você está tentando tirar um A em vez de escrever algo muito legal
- Você quer fazer o mínimo de trabalho possível
- A maior razão pela qual escrever redações é tão difícil é porque nos concentramos principalmente em recompensas externas, como obter uma nota de aprovação, obter o reconhecimento de um professor ou simplesmente evitar acusações de plágio.
O problema é que, quando você se concentra na aprovação externa, não apenas torna a escrita menos divertida, mas também torna a escrita mais difícil.
Porque?
Porque quando você se concentra na aprovação externa, você desliga sua mente subconsciente, que é a fonte de sua criatividade.
Isso significa que, quando você está tentando escrever a frase de nível A perfeita, está desativando a maioria dos seus melhores recursos e habilidades de escrita.
Então para. Pare de tentar escrever um bom artigo (mesmo um “bom o suficiente”). Em vez disso, escreva um artigo interessante, que você ache interessante. Quando terminar, volte e edite até que esteja “bom” para os padrões do seu professor.
Sim, você precisa seguir as orientações da tarefa. Se seu professor pedir para você escrever uma redação de cinco parágrafos, escreva uma redação de cinco parágrafos! Se o seu professor pedir um tipo específico de redação, como uma análise, argumento ou trabalho de pesquisa, certifique-se de escrever esse tipo de redação!
No entanto, dentro dessas diretrizes, encontre espaço para expressar o que é exclusivo para você.
Não posso garantir que você obterá uma pontuação mais alta (embora você quase certamente consiga), mas posso garantir que você se divertirá mais escrevendo.
O passo a passo para escrever uma boa redação
Pronto para começar a escrever? Você pode ler minhas 10 dicas para se divertir escrevendo os melhores artigos ou conferir as apresentações que nossos amigos criaram nas apresentações do Canva.
1. Lembre-se, seu artigo é apenas uma história.
Toda história é sobre conflito e mudança, na verdade, a prosa é sobre conflito e mudança também! A diferença é que em um artigo, o conflito ocorre entre ideias diferentes, e a mudança está na forma como devemos ver essas ideias.
Isso significa que os melhores artigos são sobre surpresas: “Você pode pensar que é de um jeito, mas na verdade, você deveria pensar de outro jeito.” Veja a Dica #3 para mais.
Como você sabe que história está contando? O prompt deve informar.
Qualquer lista de prompt de escrita inclui uma variedade de tópicos e tarefas associadas a ela. Nesses temas, os personagens (históricos, ficcionais ou temáticos) enfrentam escolhas difíceis. Seu trabalho é concluir essas escolhas, geralmente analisando, discutindo, pesquisando ou descrevendo-as em detalhes.
2. Antes de começar a escrever, pergunte-se: “Como posso tornar a escrita mais divertida?”
É normal sentir-se desmotivado ao escrever um trabalho acadêmico. Sou um escritor e, honestamente, nunca me senti motivado a escrever. Mas eu tenho um super ninjutsu, o judô, que gosto de usar para me motivar.
Aqui está o segredo: uma coisa interessante sobre sua mente subconsciente é que ela responde a qualquer pergunta que você faça a si mesmo. Então, sempre que você se sentir desmotivado para escrever um artigo, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
Sua mente subconsciente começará imediatamente a pensar em estratégias para tornar o processo de escrita mais divertido.
- A melhor hora para se divertir é com o primeiro rascunho. Já que você está apenas fazendo um brainstorming dentro do tópico e explorando possíveis soluções, um primeiro rascunho é o lugar perfeito para ser criativo e até mesmo um pouco ultrajante. Aqui estão algumas dicas malucas para tornar sua próxima sessão divertida:
- Pesquise os fatos mais surpreendentes ou ultrajantes sobre o assunto e use-os como seus ganchos.
- Use o dicionário de sinônimos para encontrar palavras-chave de tópicos. Use seu vocabulário descontroladamente enquanto escreve, lidando com sinônimos para cada palavra-chave tanto quanto possível.
- Faça o papel de advogado do diabo e tome o lado oposto ou imoral do problema. Veja onde as discussões o levam enquanto você escreve.
3. Ao pesquisar, pergunte a si mesmo: “O que me surpreende neste tópico?”
Quando você está escrevendo um trabalho, a tentação é escrever o que você acha que seu professor ou professor quer ler.
Não faça .
Em vez disso, pergunte a si mesmo: “O que eu acho interessante sobre esse tópico? O que me surpreende?”
Se você não consegue pensar em nada que o surpreenda, qualquer coisa que você ache interessante, você não está se esforçando o suficiente, porque a história, a ciência e a literatura estão cheias de surpresas. Quando você vê como grandes ideias acontecem, a história é sempre: “Costumávamos pensar que o mundo era assim. Descobrimos que estávamos completamente errados e que o mundo é realmente bem diferente do que pensávamos”.
Esse tipo de informação surpreendente também costuma ser a melhor frase de assunto. Use-os para delinear sua escrita e estruturar seus parágrafos de corpo em torno de cada fato ou ideia. Eles serão ótimos ganchos para seus leitores à medida que você muda de um tópico para outro.
4. Oprimido? Escreva cinco frases originais.
Um ensaio padrão de três pontos, na verdade, consiste em apenas cinco frases originais, cercadas por parágrafos de apoio que sustentam essas cinco frases. Se você se sentir sobrecarregado, basta escrever cinco frases cobrindo seus pontos mais básicos.
Veja como eles ficam neste artigo:
- Parágrafo introdutório: Enquanto a maioria dos alunos acha que escrever uma redação é uma tarefa chata, com a mentalidade certa, pode ser uma experiência agradável.
- Corpo #1: A maioria dos alunos acha tedioso escrever redações porque eles se concentram em recompensas externas.
- Corpo nº 2: Os alunos devem se concentrar na satisfação interior ao escrever redações.
- Corpo #3: Concentrar-se na realização interior não apenas faz com que os alunos se divirtam mais, mas também escreve artigos melhores.
- Conclusão: Escrever uma redação não é necessariamente apenas uma maneira de tirar boas notas. Em vez disso, pode ser uma maneira de encontrar satisfação.
- Depois de escrever cinco frases, é fácil preencher parágrafos para cada frase.
5. “Ponderado a partir da fonte.”
Na faculdade, encontrei um truque que me ajudou a passar de aluno B para aluno A, mas antes de explicar como funciona, deixe-me avisá-lo. Essa técnica é poderosa, mas pode não funcionar para todos os professores ou professores. Use com cuidado.
Quando eu estava escrevendo ensaios para minha aula de literatura, percebi que os artigos e livros que estava lendo expressavam o que eu queria dizer melhor do que nunca. Então o que eu fiz? Cito-os extensivamente ao longo do artigo. Quando não estou citando, parafraseio o que eles disseram com minhas próprias palavras, com o devido crédito, é claro. Descobri que essa fórmula não apenas criava um artigo bem escrito, mas levava cerca de metade do tempo para escrever.
Lembre-se, usar as palavras de outra pessoa, mesmo que se torne sua própria redação, requer citações. Embora a definição de plágio tenha mudado com o aumento da colaboração on-line e dos ambientes de aprendizado colaborativo, sempre há uma tendência a superestimar apenas para garantir a segurança.
Quando uso essa técnica, meus professores às vezes mencionam que meu trabalho é muito pesado. No entanto, ao mesmo tempo, eles sempre me dão um A.
Para estar no lado seguro, recomendo uma abordagem 60/40 para os parágrafos do seu corpo: certifique-se de que 60% das palavras são suas próprias análises e argumentos, e 40% podem ser citados de suas fontes (ou do texto que você parafrasear) .
Assim como a técnica de cinco frases, essa técnica facilita o processo de escrita. Em vez de colocar o foco principal em escrever bem, isso força você a fazer sua pesquisa, o que alguns alunos acham mais fácil.
6. Escreva primeiro o corpo, depois a introdução e, finalmente, a conclusão.
A apresentação geralmente é a parte mais difícil da escrita, porque você tenta resumir todo o ensaio antes mesmo de escrevê-lo. Em vez disso, tente escrever sua introdução no final, dando a si mesmo o corpo do ensaio para descobrir os principais pontos de sua escrita.
Isso é especialmente importante para escrever tópicos nos quais você não está pessoalmente interessado. Eu definitivamente recomendo fazer isso em uma aula que você não se destaque ou se importe muito. Passe muito tempo escrevendo e revisando seus parágrafos de corpo antes de tentar criar parágrafos introdutórios significativos.
Caso contrário, sua declaração de abertura pode parecer estranha, dura e chata.
7. A maioria dos artigos responde à pergunta “O quê?” Boas redações respondem “por quê?” As melhores redações respondem “como?”
Se você estiver preso em uma discussão ou tiver problemas para alcançar a contagem de palavras desejada, tente se concentrar na pergunta “Como?”
Por exemplo:
- Como JD Salinger transmitiu o tema inautêntico de O Apanhador no Campo de Centeio?
- Como Napoleão restaurou a estabilidade na França após a Revolução Francesa?
- Como a pesquisa prova que as meninas são realmente chefes e os meninos estão realmente babando?
- Se você se concentrar em como, você sempre terá o suficiente para escrever.
8. Não tenha medo de pular.
A escrita em prosa pode ser uma dança. Você não precisa ficar em um só lugar para escrever do início ao fim.
Pelas mesmas razões listadas no ponto 6, dê a si mesmo a liberdade de escrever como se estivesse circulando seu assunto, em vez de fazer um argumento único e direto. Assim, ao editar e revisar, você pode garantir que tudo esteja alinhado corretamente.
Na verdade, agora é o momento perfeito para mostrar que a revisão é mais do que apenas ortografia e vírgulas.
Isso é para garantir que sua análise ou argumento flua suavemente de uma ideia para outra. (Bem, tecnicamente isso inclui edição, mas a maioria dos alunos que escrevem redações do ensino médio ou da faculdade não dedicam tempo para passar por todas as etapas do processo de redação. Sejamos honestos.)
Então, à medida que você limpa sua mecânica e estrutura de frases, certifique-se de que seus pensamentos fluam de um para o outro de forma suave, lógica e natural ao concluir a revisão.
9. Aqui estão algumas palavras e frases que você não quer usar.
- Você (Você notará que eu uso muito você, o que é ótimo para um post de blog. No entanto, em um trabalho acadêmico, é melhor omitir a segunda pessoa.)
- Clichê
- Algum
- Isto
- Coisa
- Verbo ser (é, é, era, era, era, sou)
Não tem tempo para editar? Esta é uma técnica de edição muito rápida.
Uma nota sobre “eu”: Alguns professores dizem que você não deve usar declarações “eu” em sua escrita, mas a verdade é que trabalhos acadêmicos profissionais costumam usar frases como “eu acredito” e “eu acho”, especialmente quando eles apresentam. ..
10. A Wikipédia pode ser usada se…
A Wikipedia é um dos cinco principais sites do mundo por um motivo: pode ser uma ótima ferramenta de pesquisa. No entanto, a maioria dos professores e professores não considera a Wikipedia uma fonte válida para artigos.
Não o desconte completamente, no entanto! Aqui estão duas maneiras de usar a Wikipedia em sua escrita:
- Pesquisa de fundo. Se você não sabe o suficiente sobre seu assunto, a Wikipedia pode ser um ótimo recurso para aprender rapidamente o que você precisa para começar.
- Encontre fontes. Verifique a seção de referência de um artigo da Wikipedia sobre o seu tópico. Embora você não consiga citar a própria Wikipedia, normalmente você pode encontrar essas fontes originais e citá-las. Você pode encontrar links para recursos primários e secundários na parte inferior de qualquer página da Wikipedia sob os títulos “Leitura adicional” e “Referências”.
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Meu maior arrependimento sobre o ensino médio e a faculdade é que eu vi isso como algo que eu tinha que fazer ao invés de algo que eu queria fazer.
A verdade é que a educação é uma oportunidade que muitas pessoas no mundo não têm acesso.
É um presente, não apenas algo que torna sua vida mais difícil. Não quero que você cometa o erro de apenas “se virar” na escola, esperando desesperadamente pelas férias de verão e finalmente se formando.
Como sua vida melhoraria se você gostasse ativamente de escrever ensaios? Como seria a escola se você quisesse sugá-la de todos os presentes que ela tinha para lhe dar?
Eu só quero dizer, não perca!