Se você acha que a maioria das decisões de contratação são baseadas em sua experiência e qualificações, é melhor continuar lendo. Seu currículo o coloca na porta, mas a maneira como você entrevista determina se você consegue o emprego.
Parte 1: Preparando-se para uma entrevista de emprego
Cada uma das etapas abaixo irá prepará-lo para a entrevista real. Nada disso é demorado, mas o diferencia de todos os outros candidatos a emprego e torna mais fácil para as empresas decidirem quem contratar (você!)
Aqui estão as etapas básicas de preparação para a entrevista a serem lembradas. Coloco o tempo estimado ao lado de cada um.
1. Pesquise a empresa (10 minutos)
O entrevistador irá informá-lo quando você terminar sua pesquisa e eles adorarão conhecê-lo. Se você ainda não o fez… parece muito ruim, especialmente no início da entrevista, quando eles fazem as seguintes perguntas:
- Por que você está se candidatando a essa vaga?
- Quanto você sabe sobre nós?
- Por que você quer esse trabalho em particular?
Assim, o início da entrevista é a sua chance de causar uma boa primeira impressão. Juntar-se com zero conhecimento do seu negócio é uma das maneiras mais rápidas de se meter em problemas e não ser contratado.
Isso pode até permitir que eles terminem a entrevista mais cedo. Este é um dos maiores sinais de que sua entrevista está dando errado, e você definitivamente quer evitá-la (por exemplo, se lhe disseram que seria uma entrevista de uma hora e você fez em 25 minutos).
Portanto, esteja pronto para mostrar a eles o que eles fazem, como ganham dinheiro, quem é seu cliente ou cliente típico etc. Você pode não ser um especialista em negócios, mas conhece o básico.
Você pode realizar pesquisas da empresa no site da empresa, em suas páginas de mídia social e pesquisando no Google. Também recomendo procurar uma ou duas notícias recentes para ver o que a empresa tem feito ultimamente. Para obter as últimas notícias sobre uma empresa, tente inserir o nome da empresa e a palavra “notícias” na barra de pesquisa.
2. Pense em duas razões pelas quais você está interessado na empresa (10 minutos)
Use a pesquisa da empresa que você fez para descobrir os motivos relacionados aos negócios que você está empolgado com eles. Pode ser um novo modelo de negócios, novos clientes, novas parcerias, etc.
Exemplo da vida real: Recentemente, tive uma entrevista por telefone com uma empresa de tecnologia que atua como um site de feedback/informações. Mais recentemente, eles começaram a processar transações em vez de enviar compradores para outros sites para concluir suas transações. Eu li sobre isso nas notícias e mencionei que este é um desenvolvimento empolgante e um movimento de negócios muito bom. O entrevistador ficou impressionado que eu li a notícia e entendi o que ela significava. Tempo total de pesquisa: menos de 3 minutos.
Além dos temas de negócios, tente criar temas secundários. Talvez o envolvimento da comunidade. ou cultura corporativa. Quase todas as empresas têm um resumo de sua cultura em seu site. Leia e mencione o que você lê como um motivo de interesse secundário.
Você ficará muito elegante e completo por duas razões muito diferentes.
3. Pense em uma explicação de por que você está procurando um emprego (5 minutos)
As empresas geralmente escolhem pessoas menos talentosas se parecerem menos arriscadas ou se suas motivações fizerem mais sentido. Eu vi com meus próprios olhos.
Não perca seu emprego para alguém menos qualificado que você. Prepare algumas razões válidas pelas quais você deseja fazer uma mudança (não faça comentários negativos sobre seu empregador atual). aqui estão alguns exemplos:
- Você completou o __ de sua função atual e está pronto para um novo desafio
- A direção da sua empresa mudou e você sente que é hora de ingressar em uma nova organização
- Você está interessado em diferentes tipos de produtos/serviços?
- Você está procurando uma organização maior ou menor?
Você pode ser mais específico dependendo da sua situação. Essas são ideias gerais. Se você fizer isso bem, poderá vencer candidatos mais experientes do que você, porque eles podem não usar essas estratégias.
Se você está procurando um emprego enquanto está empregado, aqui está um artigo completo sobre entrevistas quando você tem um emprego.
Se você está atualmente desempregado, aqui estão 20 ótimas explicações sobre por que você escolheu deixar seu último emprego.
4. Esteja preparado para falar sobre conquistas específicas
A maioria das pessoas faz declarações gerais e fala em termos muito gerais em entrevistas. Para se diferenciar, é preciso preparar exemplos concretos e falar sobre os detalhes. Fatos reais, números e realizações.
Dica: O mesmo vale para o seu currículo. Você conseguirá mais entrevistas se preencher seu currículo com fatos, números e estatísticas em vez de declarações gerais como “responsável por lidar com as solicitações dos clientes”.
Então, quando um gerente de contratação perguntar o que você realizou em seu último emprego ou o que você faz todos os dias, você deve estar pronto para impressionar! Agora não é hora de hesitação ou dúvida. Esteja preparado para isso com antecedência.
Se você está procurando seu primeiro emprego sem nenhuma experiência de trabalho, pense em suas conquistas em sua carreira acadêmica – cursos que fez, projetos que concluiu etc. Esta é a sua experiência mais relevante!
5. Familiarize-se com seu currículo (5 minutos)
Esta é uma das dicas de preparação para entrevistas mais importantes e uma das mais fáceis. Se você não faz isso há algum tempo, verifique seu currículo. Esteja preparado para explicar as mudanças de emprego anteriores de uma forma positiva. Se você deixar seu emprego porque seu gerente é péssimo, digamos que você vá para uma organização com uma gestão mais solidária. Tudo depende de como você o expressa. Veremos mais exemplos de como fazer isso na parte dois.
Pense também em alguns de seus desafios e realizações nas últimas 1-2 posições. Os entrevistadores gostam de exemplos concretos de conquistas.
É isso aí, você completou a primeira parte. Neste ponto, você já perguntou a mais de 80% dos candidatos a emprego e tem boas respostas para algumas das perguntas mais comuns em entrevistas. vamos continuar……
Parte II: Dicas para entrevistas de emprego
Então, você está mentalmente preparado com as técnicas de entrevista da Parte 1. Agora vamos falar sobre como passar na entrevista após o início da entrevista de emprego.
1. Esteja preparado para descrever brevemente sua experiência de trabalho
A maioria dos entrevistadores pedirá que você explique rapidamente seu histórico no início da entrevista. É por isso que menciono revisar seu currículo com antecedência. É fácil ignorar, mas é uma das minhas dicas favoritas para entrevistas de emprego, e é fácil de fazer!
Se você preparou uma boa e curta narrativa para sua carreira, pode impressioná-los imediatamente. O que despertou o seu interesse nesta área? O que tens feito ultimamente?
Mas tem que ser conciso. Ninguém quer contratar alguém que está divagando ou aparentemente disperso, e esse é o maior erro que as pessoas cometem nesta questão relativamente aberta.
Passe a maior parte do seu tempo mais tarde em sua carreira. Começa em breve. Um total de 2-3 minutos deve ser seu objetivo.
2. Explique por que você está interessado em entrevistá-los
Depois de guiá-los pelo currículo, você pode ser perguntado por que está mudando de emprego e/ou por que está interessado na empresa em particular. Este é o lugar onde a pesquisa que você faz vale a pena. Você provavelmente já tem dois motivos específicos para querer entrevistar a empresa deles.
Ao explicar suas razões gerais para procurar um emprego, mencionei na primeira parte um exemplo de como transformar o negativo em positivo. Seguem mais dois exemplos:
Se sua empresa atual não tem espaço para crescimento ascendente, digamos que você esteja procurando um emprego com mais espaço para crescimento ascendente. Se você não gosta de seus colegas de trabalho, diga que deseja encontrar uma equipe mais colaborativa. Veja a diferença? Você está dizendo a mesma coisa, mas não soa negativo.
O que quer que você diga que está procurando, esteja preparado para que eles perguntem por que você não pode obtê-lo em sua empresa atual. Apenas responda que você não acha que há uma chance de fazer isso acontecer, e você pensou sobre isso antes de começar a olhar para fora. Simples e fácil. Isso deve encerrar a pergunta.
3. Responda a perguntas técnicas – não se desespere
Após as perguntas básicas, você chegará ao cerne da entrevista. O conteúdo e as perguntas aqui variam de acordo com o trabalho, mas aqui está o que você precisa saber para passar em uma entrevista de emprego:
Um bom entrevistador testará seus limites. Principalmente se for um cargo que envolva algum tipo de conhecimento técnico (matemática, ciências, engenharia, etc.). A única maneira de encontrar seus limites é se perguntarem algo que você não sabe. Portanto, mantenha a calma quando você conseguir isso. O que isso faz:
Tente resolver o problema. Seu processo de pensamento geralmente é mais importante do que acertar a resposta, então diga a eles o que você está pensando. Se necessário, faça perguntas para esclarecer.
Parecer sincero, atencioso e honesto pode ajudar muito. Isso é mais importante do que responder a qualquer pergunta corretamente.
Preparar-se para responder a uma pergunta sobre a qual você não tem certeza ou não esperava é uma parte importante para passar na entrevista. Você pode preparar perguntas o dia todo, mas ainda pode ouvir algo para o qual não estava preparado.
4. Perguntas finais para se fazer
Depois que o entrevistador tiver completado suas próprias perguntas, você deve fazer muitas perguntas. Como você decidirá se quer o emprego se não encontrar nenhuma informação? Os melhores candidatos a emprego estão avaliando uma empresa, não apenas tentando conseguir um emprego na primeira empresa que precisa deles. Quando a empresa perceber isso, eles o tratarão como um candidato de primeira linha e tentarão convencê-lo a se juntar a eles.
Se você não tem certeza do que perguntar, aqui está uma lista das melhores perguntas a serem feitas.
Aqui estão 5 ótimas perguntas para fazer a um recrutador em particular (esta é uma entrevista por telefone ou a primeira conversa com qualquer recrutador).
Use essas listas para fazer perguntas a todos que encontrar. Se você entrevistar 4 pessoas, você deve fazer todas as perguntas. Uma pergunta pode ser repetida, mas não diga “Fulano respondeu todas as minhas perguntas” para a última pessoa. Já fiz isso no passado, mas não consegui o emprego. conhecimento aprendido.
Algumas das melhores perguntas são baseadas em opiniões, porque você pode fazer exatamente as mesmas perguntas para quantas pessoas quiser. Exemplo: “Qual é a sua parte favorita de trabalhar aqui? Qual é o seu maior desafio/dificuldade aqui?”
5. Sempre aja como se quisesse o emprego
Você tem um objetivo em qualquer entrevista: convencê-los de que você é a melhor pessoa para o trabalho e ser convidado para a próxima rodada.
Então, em vez de decidir se o trabalho é desejável, você deve se promover durante a entrevista.
Você pode então digerir as informações e tomar uma decisão quando chegar em casa. Se você começar a usar esse método, terá uma grande vantagem durante todo o processo de entrevista, pois estará focando em uma coisa. Outros candidatos farão malabarismos com tudo.
6. Não peça feedback no local
Já vi alguém recomendar que você peça feedback ou preocupações no final da entrevista. Algo assim: “Com base no que discutimos, há alguma razão para você não considerar este meu trabalho?” Conselho terrível. Nunca pergunte isso. uma vez. ou algo assim.
Primeiro, eles apenas o entrevistaram. Dê-lhes tempo para pensar. Você vai para casa e decide se está interessado, eles também precisam de tempo para pensar. Não os coloque em lugares assim.
Além disso, você está recebendo a atenção deles. Você está realmente perguntando se eles podem pensar em uma razão pela qual eles não o contratariam. Mesmo que eles pensem em algo, eles não vão te contar, por medo de um processo judicial.
Eu gosto de dizer: “Se você precisar de mais informações minhas ou tiver alguma dúvida no futuro, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo”.
7. Seja um homem
Você não precisa parecer perfeito em uma entrevista para ser contratado. Não tente. seja humano.
Se você parecer falso ou tentar dar a resposta “perfeita”, o gerente de contratação pode não entender seus pontos fortes e fracos. Se eles não podem te dizer, eles não vão te contratar.
Portanto, não insira respostas de entrevistas que você lê no topo do Google. Se você os encontrou em 5 minutos, o mesmo aconteceu com todos os outros. Crie respostas únicas e ótimas.
Lembre-se, não há problema em dizer “Não tenho certeza” ou “Desculpe, estou completamente em branco” ocasionalmente. (Uma ou duas entrevistas por entrevista é bom. Se você fizer isso com frequência, isso mostra que você não está adequadamente preparado.)
8. Saiba o nome do entrevistador e use-o
É terrível para mim lembrar nomes. Eu sempre fui. Então, se eu consegui, você também consegue…
Quando você ouvir o nome de alguém, repita para si mesmo uma ou duas vezes em sua mente logo após o aperto de mão. Ele ajuda você a lembrar.
Na maioria das vezes, se você esquece o nome de alguém, é porque você nunca “logou”. Só esqueci de ouvir. Então é assim que você se lembra.
Em seguida, use-o em conversas nos primeiros 5 a 10 minutos da entrevista. Agora você nunca mais vai esquecer.
Isso tem outro benefício – usar o nome de alguém pode ajudá-lo a se conectar com eles e criar confiança. Pesquisas mostram que quando você diz o nome de alguém enquanto fala com alguém, você parece mais confiante, competente e impressionante.
Vá falar com o CEO da sua empresa, aposto que eles usarão seu nome na conversa. Os líderes fazem isso. Pessoas de sucesso fazem isso.
Este é um segredo muito subestimado para entrevistar o sucesso que qualquer um pode fazer. É preciso apenas esforço.
Se você fizer isso, desenvolverá um vínculo/rapport mais forte com o entrevistador e é mais provável que ele se lembre de você e o contrate.
9. Seja franco e use uma linguagem clara
Não use linguagem vaga e “esquiva” sua pergunta. Não conte uma mentira. Eles geralmente sabem. Os gerentes de contratação entrevistam muitas pessoas e se sentem bem com isso.
Se você mentir e for pego, eles não vão te contratar.
Se você parecer que está tentando esconder informações, eles não confiarão em você e não o contratarão.
Os gerentes de contratação não estão apenas avaliando suas habilidades; eles estão avaliando sua personalidade. Se você vai se juntar à equipe deles, eles precisam ver quem você é. Nenhum gerente de contratação quer pessoas desonestas na equipe.
O que eles querem? Alguém que assume a responsabilidade quando as coisas dão errado, alguém que pode aprender com os erros do passado, alguém que é honesto quando as coisas dão errado e alguém que não tem medo de dizer a verdade.
A entrevista é onde eles testam isso antes de contratar você. Portanto, lembre-se de que, enquanto eles estão julgando sua experiência e habilidades, eles também estão julgando esses traços de caráter.
10. Nunca fale mal
Não fale mal de seu ex-chefe, ex-empregador, colega de trabalho ou qualquer outra pessoa.
Aqui está o que acontece quando você faz isso: O entrevistador fica imediatamente curioso sobre o outro lado da história. Eles vão querer saber se você é parte do problema (ou todo o problema).
Eles vão querer saber se você está sempre tentando culpar os outros. Eles podem se preocupar que você tenha uma atitude ruim e não se encaixe na organização deles. Eles não vão te contratar para isso.
Portanto, nunca fale mal de alguém do seu passado em uma entrevista. Além disso, você nunca sabe se o entrevistador conhece a pessoa de quem você está falando mal! Muitas indústrias têm comunidades unidas.
11. Tudo gira em torno deles
Se você deseja começar a receber muitas ofertas de emprego em sua entrevista, precisa começar a pensar no que a empresa deseja. Faça-se parecer a solução para o problema deles.
Como você pode ajudá-los a ganhar dinheiro, economizar dinheiro, economizar tempo, etc.?
Se um gerente de contratação o contratasse, como você facilitaria a vida dele?
Aprenda a apresentá-lo, comece a pensar em suas necessidades e responda suas perguntas com essa mentalidade, e você estará entre os 10% melhores candidatos a emprego.
O mesmo vale para escrever um currículo. Se você quer se destacar, comece a ver seu currículo como relevante para eles. Este é um documento que deve ser “adaptado” às necessidades do empregador, mostrando como suas qualificações e trabalhos anteriores o ajudarão a entrar nos empregos deles e ter sucesso em sua organização.
Essa é a ideia geral e se aplica a currículos, cartas de apresentação e entrevistas.
Parte 3: Dicas pós-entrevista
Depois que sua entrevista estiver concluída e você sair da sala, ainda há coisas que você deve fazer para aumentar suas chances de receber uma ligação de volta.
Essas dicas de entrevista ajudarão você a impressionar os empregadores após a entrevista.
Agradeça sempre ao entrevistador
Ao sair da sala, agradeça ao entrevistador e envie um e-mail de agradecimento no dia seguinte.
Elogiar o tempo de um empregador ajuda muito, e é uma das minhas técnicas de entrevista favoritas porque não requer talento; é apenas trabalho duro.
Mostre interesse, mas não desespero, enquanto espera pelo feedback
Às vezes, você não recebe notícias do empregador por muitos dias após a entrevista.
Eles podem precisar encontrar mais candidatos ou podem precisar de tempo para finalizar sua decisão.
Eu recomendo encerrar sua entrevista perguntando quando você pode esperar feedback. Dessa forma, você não terá que se preocupar muito em esperar em casa.
Se esse tempo tiver passado, o empregador pode ser contatado para obter as informações mais recentes. Mas seja paciente e nunca soe carente/desesperado. Ocorre atraso.
Se eles lhe disserem “desculpe, as coisas estão demorando mais do que esperávamos e ainda estamos tomando decisões”, a pior coisa que você pode fazer é agir frustrado ou frustrado. Isso não vai ajudá-lo a ser contratado!
A melhor coisa que você pode fazer é continuar se candidatando a empregos enquanto espera. Nunca é aconselhável esperar por um empregador, pois muitas coisas inesperadas podem custar seu emprego ou atrasar o processo. (os orçamentos mudam, as pessoas são promovidas dentro da empresa, os candidatos externos não são mais necessários, etc.)
Então, aqui está uma das minhas dicas de entrevista favoritas – quando você terminar de entrevistar, tente colocar mais pessoas na fila! Não pare de entrevistar para empregos até se inscrever para uma oferta de emprego.
Use estas dicas para passar em entrevistas e obter mais ofertas de emprego
Se você seguir essas dicas de entrevista de emprego, estará no caminho certo para sua próxima entrevista e uma oferta de emprego.
Não se esqueça: Motivação, interesses, como você se explica e por que está entrevistando são tão importantes quanto seu currículo/habilidades reais. No que diz respeito a dicas importantes para entrevistas de emprego, não posso enfatizar isso o suficiente!
Ler este artigo não mudará suas habilidades profissionais. Mas pode mudar algo ainda mais poderoso – a maneira como você pensa sobre si mesmo na sala de entrevistas.
Ao usar as dicas e estratégias de entrevista acima, você pode vencer alguém com mais experiência e um currículo mais impressionante, porque a entrevista de emprego é uma habilidade separada… uma habilidade que você já passou algum tempo dominando.