Dicas para não gastar além da conta na Black Friday

A Black Friday, que em 2024 acontece oficialmente em 29 de novembro, é o período que algumas pessoas reservam para fazer as suas compras. Isso porque o evento, que foi importado dos Estados Unidos, é um dia em que lojas e varejistas costumam oferecer grandes promoções e descontos.

Por acontecer tão perto do mês de dezembro, a liquidação pode ser uma ótima oportunidade para garantir uma boa economia nas compras de Natal e final de ano. No entanto, ao se deparar a todo o momento com inúmeras propagandas que divulgam uma infinidade de produtos e serviços em oferta, não é difícil sem empolgar.

Porém, para que a Black Friday seja realmente vantajosa para o seu bolso, é fundamental manter o controle e decidir com cuidado o que comprar durante o evento. Tudo para evitar gastar além da conta e não terminar o ano com dívidas e faturas maiores do que você consegue pagar. A seguir, separamos algumas dicas que certamente vão te ajudar:

Tenha um orçamento

Antes de se jogar nas lojas físicas e virtuais, defina o máximo que você pode gastar na Black Friday sem causar prejuízos às suas finanças. Isso inclui as compras que você pretende pagar à vista, mas também aquelas que serão parceladas no cartão de crédito. Depois de estabelecer o teto, não ultrapasse-o.

As contas feitas no cartão exigem um cuidado especial, pois na hora da compra, o valor pode não parecer tão pesado, já que o pagamento terá ficado para os meses seguintes. 

Assim, antes de decidir parcelar as comprinhas da Black Friday, analise a sua fatura e os gastos que você já tem no cartão, o seu limite e o quanto você ganha por mês. A partir daí, você conseguirá estabelecer um valor máximo para gastar no evento promocional de novembro sem causar um rombo no orçamento.

Por outro lado, fazer as compras da Black Friday sem avaliar antes, apenas passando o cartão sem qualquer critério e deixando para resolver depois, pode gerar um acúmulo de gastos. Então, se as faturas somarem um valor mais elevado do que você consegue pagar por mês, o risco de se endividar será alto.

Defina antes o que comprar

Saber antecipadamente o que você precisa ou deseja comprar por um precinho mais em conta durante a Black Friday ajuda a evitar gastos desnecessários. Sabe aquele negócio de gastar por gastar só porque alguma coisa está em promoção?

Portanto, antes de entrar nas lojas ou acessar os e-commerces, faça uma lista para definir o que você vai buscar e foque nesses itens. Pode ser um eletrodoméstico ou móvel que precisa ser trocado na sua casa, um par novo de tênis para os seus treinos, roupas para passar as festas de final de ano, presentes de Natal ou uma viagem para daqui uns meses.

Se algum produto ou serviço fora da lista parecer muito tentador e você sentir muita vontade de levar, faça algumas perguntas a si mesmo antes de seguir em frente: “Será que eu realmente preciso disso? Não vou me arrepender depois? Se comprar essa coisa, não vou me cansar dela em pouco tempo?”.

Pesquise

Você já tem um orçamento e já sabe o que comprar na Black Friday? Então o próximo passo é fazer uma boa pesquisa para comparar os preços dos produtos e serviços que deseja adquirir em variadas lojas e e-commerces.

Não finalize a compra no primeiro lugar que encontrar para não correr o risco de perder uma promoção melhor na concorrência. Além disso, ao fazer a pesquisa de preços, leve em conta o valor do frete, que altera o custo total da compra. Há casos em que a oferta é excelente, no entanto, o preço cobrado pela entrega coloca o valor final lá nas alturas.

Gostou do nosso artigo?
Caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares se mantenham informado sobre o mundo das finanças, tecnologias, cursos e benefícios!