Dicas que podem te ajudar a economizar no final de ano

As festas de final de ano são uma oportunidade para dar uma pausa do trabalho, passar um tempo de qualidade com a família e reencontrar pessoas queridas. No entanto, em meio às compras de presentes, os preparos da ceia de Natal e Réveillon, as confraternizações e as viagens, os gastos podem ir parar nas alturas entre dezembro e janeiro, se certos cuidados não forem tomados.

Caso você não esteja passando pelo melhor momento financeiro da vida ou não queira correr o risco de começar o ano com um rombo no orçamento, a boa notícia é que é possível economizar durante o período. As estratégias abaixo podem ajudar:

Tenha um orçamento

Antes de sair rumo às compras de final de ano, estabeleça um orçamento, ou seja, um limite de gastos para o período – e não ultrapasse-o. 

Na hora de definir o valor, leve em conta não apenas os presentes, mas também os alimentos e bebidas das ceias, a decoração das festas, os passeios e o entretenimento. Com uma noção clara de quanto você pode gastar em cada um desses itens, fica mais fácil saber exatamente o que procurar e não cometer excessos.

Compre com antecedência

Não deixe as compras de final de ano, como os presentes de Natal e os produtos para as ceias de dezembro, para a última hora. 

Começar a ir atrás desses itens com alguma antecedência permite que você tenha tempo para fazer uma boa pesquisa e encontrar promoções que podem gerar uma economia significativa.

Seja criativo

No lugar de comprar decorações caras, você pode fazer versões caseiras e simples, porém bonitas, com a ajuda de tutoriais da internet. 

Da mesma forma, os presentes caros podem ser deixados de lado e substituídos por lembrancinhas significativas, com valor sentimental, que transmitam o quanto você gosta da pessoa, sem estourar o orçamento.

Adapte o cardápio ao seu orçamento

É possível ter uma mesa farta e gostosa durante as festas de final de ano sem entrar em dívidas. Para isso, o primeiro passo é estabelecer um orçamento para o cardápio que esteja de acordo com a realidade atual das suas finanças.

Por exemplo, as nozes, amêndoas e avelãs podem ser substituídas pelas frutas da estação. Da mesma forma, o peru de Natal pode dar lugar a um frango assado bem saboroso.

Já se as festas forem compartilhadas com um grande número de pessoas, o mais justo é dividir os gastos entre todos os participantes, para não pesar demais no bolso de uma única pessoa ou família.

Amigo secreto

Não tem dinheiro para comprar presente para todos os parentes que participarão da ceia de Natal e outras pessoas da família estão na mesma? Uma solução para garantir que todo mundo ganhe alguma coisa é organizar um amigo secreto.

No entanto, para garantir que todos saiam felizes da brincadeira é importante tomar alguns cuidados, como fazer o sorteio com antecedência, estabelecer o preço dos presentes e pedir que os participantes façam uma lista com o que gostariam e o que não gostariam de ganhar.

Reavalie a necessidade de um look novo

Para algumas pessoas, comprar roupas, sapatos e acessórios para usar nas festas de final de ano é praticamente uma tradição. Se este é o seu caso, mas as contas estão meio apertadas neste dezembro, antes de qualquer coisa, vale a pena dar uma segunda olhadinha no guarda-roupa.

Quem sabe você não acha peças novinhas que quase não usou e podem resultar em looks incríveis para o Natal e o Réveillon? Outra solução é testar diferentes combinações que concedem um ar diferente às roupas de sempre. 

Se ainda assim, você decidir comprar coisas novas para vestir nas festas, dê preferência a algo que poderá ser utilizado com certa frequência no dia a dia e evite aquelas peças que você sabe que provavelmente nunca mais usará. Com informações do Sodexo Benefícios, do site Terra, do Brasilprev e do Sicredi Dexis.

Gostou do nosso artigo?
Caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares se mantenham informado sobre o mundo das finanças, tecnologias, cursos e benefícios!