Ao investir em imóveis, o objetivo é fazer seu dinheiro funcionar hoje para que você tenha mais dinheiro no futuro. O lucro ou retorno que você obtém do seu investimento deve ser suficiente para cobrir o risco que você assume e os impostos que você paga. Existem outros custos para possuir imóveis, como serviços públicos, manutenção e seguro.
O investimento imobiliário é realmente bastante simples quando você entende os conceitos básicos de investimento, economia e risco. Você compra imóveis, evita a falência e ganha dinheiro com aluguel, tudo para poder comprar mais imóveis.
Mas lembre-se, “fácil” não significa “fácil”. Se você cometer um erro, as consequências podem variar de um pequeno inconveniente a um grande desastre.
Quatro maneiras de ganhar dinheiro investindo em imóveis
Existem quatro maneiras principais de ganhar dinheiro quando você investe em imóveis:
Avaliação imobiliária
Isso acontece quando os imóveis se valorizam devido a mudanças no mercado imobiliário. Por exemplo, o terreno ao redor de sua propriedade pode se tornar mais fino ou mais movimentado (por exemplo, se um grande shopping center for construído nas proximidades). Ou talvez você tenha feito melhorias na propriedade para torná-la mais atraente para os compradores. A valorização imobiliária é um jogo complicado porque não é fácil de prever. É mais arriscado do que investir a renda do fluxo de caixa.
Receita de fluxo de caixa
Esse tipo se concentra na compra de uma propriedade, como um prédio de apartamentos, e na operação. Então, você recebe um aluguel do inquilino. A receita do fluxo de caixa também pode vir de outros tipos de imóveis que não sejam prédios de apartamentos, como unidades de armazenamento, prédios de escritórios ou varejo e casas de aluguel.
Renda relacionada a imóveis
Esse tipo de renda é comum para especialistas em imóveis, como corretores. Eles podem ganhar comissões ajudando os clientes a comprar e vender propriedades. Às vezes, as empresas de administração de imóveis cobram uma parte do aluguel em troca das operações do dia-a-dia.
Renda de investimentos imobiliários auxiliares
Para alguns, isso pode ser uma enorme fonte de lucro. A receita de investimento imobiliário auxiliar inclui máquinas de venda automática em prédios de escritórios ou lavanderias em apartamentos alugados. Na realidade, trata-se de pequenas empresas dentro de grandes investimentos imobiliários. Eles permitem que você ganhe dinheiro com clientes semi-cativos.
Dicas para um primeiro investimento imobiliário
Existem várias maneiras de comprar seu primeiro investimento imobiliário. Se você está comprando um imóvel, você pode usar sua dívida fazendo uma hipoteca sobre o imóvel. O uso de alavancagem atrai muitos investidores imobiliários: permite que eles adquiram propriedades que de outra forma seriam inacessíveis.
Para gerenciar riscos e se proteger, considere investir em imóveis por meio de um tipo especial de pessoa jurídica em vez de em seu próprio nome. Estes incluem empresas de responsabilidade limitada ou parcerias limitadas. Você deve consultar um advogado para decidir qual método é melhor para você. Se um investimento falhar, ou alguém escorregar, levando a uma ação judicial, essas pessoas jurídicas podem proteger seus bens pessoais. Isso significa que o pior que pode acontecer é você perder o dinheiro que investiu. Você ficará tranquilo sabendo que suas contas de aposentadoria e outros ativos devem estar fora de alcance.
Vantagens de investir em imóveis
Menos arriscado que o mercado de ações: O mercado imobiliário não é tão volátil quanto o mercado de ações. Você não tem o mesmo potencial de ganhos, mas pode contar com uma inclinação constante na maioria das vezes.
Fluxo de caixa estável: quando você tem propriedades de aluguel suficientes, pode contar com um fluxo constante de receita para o seu negócio.
Bons benefícios fiscais: Você pode deduzir várias despesas de seus impostos. Estes incluem juros hipotecários, depreciação, impostos sobre a propriedade e muito mais. 3
Os retornos de longo prazo são geralmente positivos: a maioria das propriedades aumenta de valor ao longo do tempo.
Desvantagens do investimento imobiliário
Os retornos potenciais não são tão altos quanto o mercado de ações: de 1991 a 2019, o S&P 500 subiu mais de 600%; os preços das casas subiram apenas cerca de 160%. 4 5
O investimento imobiliário pode exigir muito dinheiro: se você realmente deseja um fluxo constante de renda, precisa de dinheiro suficiente disponível. Seja seu próprio dinheiro ou dinheiro emprestado de você, você pagará por melhorias na construção, manutenção e muito mais.
A propriedade não é um investimento líquido: quando você vende ações, não pode transformar a propriedade em dinheiro o mais rápido possível.
Gerenciar inquilinos e manutenção predial pode ser um desafio: Quer você contrate um gerente de propriedade ou gerencie a propriedade por conta própria, gerenciar uma propriedade pode estar repleto de problemas inesperados. Isso pode incluir aluguel atrasado, telhados com vazamento, falta de energia e muito mais.
Existem diferenças fundamentais quando se trata de investir em imóveis versus ações, mas seu desempenho depende muito do tempo. Poucas ações são melhores do que comprar uma propriedade à beira-mar na Califórnia na década de 1970 e vendê-la 20 anos depois, e quase não há compras de imóveis que possam superar os retornos que você obteria investindo em ações da Microsoft, Apple, Amazon ou Walmart em os primórdios da história dessas empresas.
O tempo não pode ser previsto ao fazer escolhas de investimento, mas entender cada tipo de investimento é fundamental para escolher a melhor estratégia para ajudar seu dinheiro a crescer e criar segurança financeira.
Investir em Imóveis vs. Ação: Fluxo de Caixa
Quando você investe em imóveis, está comprando terrenos ou propriedades físicas. Algumas propriedades custam dinheiro todos os meses, como lotes vagos que você paga impostos e mantém enquanto espera para vender para um desenvolvedor.
Alugar um imóvel pode lhe proporcionar um fluxo de caixa mensal estável e confiável. Algumas propriedades são geradoras de caixa, como um prédio de apartamentos, casa de aluguel, depósito ou shopping center, você paga as taxas, o inquilino paga o aluguel e você recebe a diferença como lucro.
Os investimentos em ações geram fluxos de caixa diferentes do aluguel de propriedades que você possui. No longo prazo, a maior parte do dinheiro em ações vem quando você vende. No entanto, os investidores podem ser pagos por meio de dividendos enquanto ainda possuem as ações, que você pode reinvestir. 1 Se você usar o dinheiro que a empresa lhe envia para comprar mais ações, com o tempo você deve possuir mais ações, o que lhe dá direito a mais dividendos em dinheiro.
Um conselho da empresa, eleito por acionistas como você, decide quanto lucro é reinvestido em expansão a cada ano e quanto dividendos em dinheiro são pagos. dois
Investir em Imóveis vs. Estoque: Custos de Gestão
Se o imóvel estiver vago, o imóvel custará uma quantia em dinheiro a cada mês. Você ainda tem que pagar impostos, manutenção, serviços públicos, seguro, etc. Se você achar que sua taxa de vacância está acima do normal devido a fatores além do seu controle, você pode acabar perdendo dinheiro todos os meses.
Embora você possa pagar taxas ou taxas de corretagem a um gerente de fundos mútuos para gerenciar seus investimentos em ações, elas são uma porcentagem menor do que o custo de administrar um prédio de apartamentos ou outros investimentos imobiliários.
Investir em imóveis versus ação: tempo e esforço
O setor imobiliário exige muito trabalho prático em comparação com as ações. Você tem que lidar com ligações à meia-noite sobre vazamentos no banheiro, vazamentos de gás, a possibilidade de ser processado por tábuas de varanda ruins e muito mais. Mesmo que você contrate um gerente de propriedade para gerenciar seu investimento imobiliário, gerenciar seu investimento ainda requer reuniões e supervisão ocasionais.
Quando você compra ações, está comprando parte de uma empresa. Se uma empresa tem 1.000.000 de ações em circulação e você possui 10.000 ações, você possui 1% da empresa. Ao contrário de administrar uma pequena empresa, possuir parte de uma empresa por meio de ações não exige que você faça nenhum trabalho além de pesquisar cada empresa para determinar se é um bom investimento. Você pode se beneficiar dos resultados da empresa, mas não precisa estar presente no trabalho.
Investir em Imóveis vs. Ação: Volatilidade
Tradicionalmente, o investimento imobiliário tem sido um bom hedge de inflação contra o declínio do poder de compra do dólar. Embora o mercado imobiliário em algumas áreas possa despencar ao longo de anos ou décadas, a maioria dos investidores que vê isso começando a acontecer pode vender seus investimentos antes de perder dinheiro.
Os preços das ações podem flutuar descontroladamente no curto prazo. Seu estoque de $ 40 pode ir até $ 10 ou $ 80. Se você sabe por que possui ações de uma empresa, isso não deve incomodá-lo. Se você acha que a ação está muito barata, pode aproveitar para comprar mais ações, e se achar que a ação está muito cara, pode vendê-la. Esses altos e baixos geralmente são eliminados se você mantiver ações de alto valor por um longo tempo, mas se você quiser ganhar dinheiro rápido, as flutuações no valor da ação podem funcionar contra você.
Investir em Imóveis vs. Ações: Liquidez
Quando se trata de investir, a liquidez é a capacidade de obter dinheiro facilmente dos investimentos. As ações são mais líquidas do que os investimentos imobiliários. 4 Durante o horário normal do mercado, normalmente você pode vender toda a sua posição em segundos. Pode levar alguns dias para ver os retornos, mas você pode sair do seu investimento quase a qualquer momento.
Quando você possui a propriedade e precisa vendê-la por dinheiro, pode levar pelo menos um mês. Você pode precisar listar uma propriedade por dias, semanas, meses ou, em casos extremos, anos antes de encontrar um comprador. Depois de encontrar um comprador, sua propriedade entra em um depósito judicial de pelo menos 30 dias, durante os quais inspeções, buscas de títulos, assinatura de documentos e transferências bancárias devem ser feitas antes que a propriedade mude de mãos, e então você pode receber seu dinheiro.
Investir em Imóveis vs. Ação: Diversificação
Tanto os imóveis quanto as ações podem fornecer benefícios financeiros de longo prazo e ambos trazem riscos. Quando se trata de escolher a estratégia de investimento certa para você, a melhor maneira de proteger esse risco e aproveitar os ganhos potenciais é diversificar ao máximo seus investimentos.
As ações são mais fáceis de diversificar do que os imóveis, especialmente os fundos mútuos. Você pode comprar ações de várias empresas, portanto, se uma for atingida, você ainda poderá ganhar dinheiro com a outra. Os fundos mútuos escolhem as ações com cuidado para garantir a diversificação adequada dos fundos.
A menos que você tenha fundos ilimitados, ao investir em imóveis, você pode ter apenas algumas propriedades no máximo. Isso dificulta a diversificação, mas mesmo no setor imobiliário você pode fazê-lo escolhendo cuidadosamente a localização e o tipo de imóvel que compra.
Investir em Imóveis vs. Operações: Acesso
Você não precisa ter muito capital para começar a investir no mercado de ações. Para alguns fundos mútuos ou ações individuais, você pode investir apenas US$ 100 por mês. 5 Também existem aplicativos de microeconomia que permitem que você comece a investir por menos de US$ 25. 6
Os imóveis exigem mais investimento inicial, bem como custos de manutenção e melhoria. A crescente popularidade dos fundos de investimento imobiliário (REITs) permitiu que mais pessoas reunissem seus fundos para comprar imóveis.
Existe uma maneira de investir em imóveis sem um grande investimento de tempo?
O investimento imobiliário passivo é uma maneira de investir em imóveis sem gerenciar ativamente a propriedade. Fundos de investimento imobiliário (REITs), crowdfunding imobiliário e empresas de gestão imobiliária permitem que você invista em imóveis de forma prática.
O que é melhor, ações ou imóveis?
Comparar ações e imóveis no investimento é um pouco como comparar maçãs e laranjas. Embora o mercado de ações tenda a ser mais volátil do que o mercado imobiliário, o crash imobiliário de 2008 mostrou que as perdas de habitação não são inéditas. Ao comparar o histórico do S&P 500 e do índice de preços de imóveis Case-Shiller, as ações superaram as propriedades residenciais, mas foram mais voláteis. 7