A pesquisa sobre os efeitos negativos dos smartphones nos alunos é muitas vezes controversa. Este artigo revela os prós e contras do uso do telefone celular na sociedade.
O Impacto dos Telefones Celulares na Sociedade: Uma Introdução à Análise
A indústria de telecomunicações ocupa uma posição considerável na vida social moderna. A finalidade de usar um telefone celular pode variar de acordo com as necessidades e expectativas do usuário.
As diferentes capacidades dos telefones celulares permitem que os profissionais de marketing os direcionem de acordo com o segmento de mercado desejado, tornando seus serviços úteis para as necessidades diárias dos seres humanos. A invenção do telefone celular mudou completamente a cultura social do indivíduo americano.
Introdução ao assunto
A análise dos telefones celulares deve se basear no exame da interferência do sujeito na sociedade e na cultura popular. Os telefones celulares são considerados dispositivos eletrônicos de comunicação; seus sistemas portáteis permitem que os indivíduos viajem pelo mundo com eles.
Eles se tornaram parte integrante da mídia moderna, permitindo a interação frequente entre os indivíduos e proporcionando uma interação próxima entre humanos para fins privados e comerciais.
Declaração de opinião
Os avanços tecnológicos mudaram os valores humanos, substituindo-os pelo nosso desejo de mobilidade e realização comunicativa. Os telefones celulares tiveram um impacto considerável na vida social humana moderna por meio de conveniência e mobilidade.
Declaração de tese em telefones celulares
Os telefones celulares parecem ser parte integrante da vida social, atendendo às necessidades humanas aumentando a velocidade da comunicação; o uso da tecnologia celular simplifica nossas atividades diárias.
O efeito da frequência AC
A invenção do telefone celular mudou completamente a sociedade e a cultura americanas. A frequência de comunicação entre os indivíduos aumentou muito (Bucy 2005, p.39). Nos Estados Unidos, mais de 80% da população possui um telefone celular (US and World Population Clocks, 2009. Para. 4).
Mais de 50% das pessoas usam seus telefones celulares para se comunicar com amigos, dando oportunidades para melhorar o nível de comunicação entre os indivíduos. A tecnologia substituiu as formas escritas de comunicação, tornando o processo de comunicação mais frequente e conveniente para os usuários.
Além de enviar e-mails, muitas pessoas usam seus celulares para acessar redes sociais como Facebook e Twitter (Goggin, 2006, p. 14). No mundo de hoje, é impensável que dois amantes não estejam em contato por dias seguidos, especialmente se estiverem a milhares de quilômetros de distância. Os telefones celulares servem ao propósito de relacionamentos pessoais, colaborações comerciais e conversas com amigos.
Celular para comunicação empresarial
A invenção do telemóvel levou à introdução de novos serviços e à promoção de novas formas de comunicação empresarial.
Os empresários se comunicam com os fornecedores por meio de telefones celulares com o objetivo de fazer pedidos e confirmar entregas; prestadores de serviços, como investidores e corretores, se comunicam instantaneamente com seus clientes. Algumas empresas utilizam serviços de mensagens curtas para anunciar seus produtos (Belch & Belch, 2004, pg.23).
Quaisquer alterações de produtos, lançamentos de novos produtos e promoções são comunicadas aos clientes via SMS. Hoje, mais de 20% das empresas usam telefones celulares para se comunicar com os clientes (Winder, 2009, pág. 228).
Os telefones celulares geraram novos negócios, com alguns investindo na venda de gadgets, enquanto outros oferecem conteúdo premium, como toques, alertas, logotipos e muito mais. Alguns encontraram empregos em empresas que fabricam esses gadgets. Os telemóveis facilitam o trabalho empresarial, estimulam o desenvolvimento empresarial a nível internacional, trazendo mobilidade e flexibilidade às nossas vidas.
Características do telefone
Os telefones celulares modernos são equipados com câmeras, rádios, televisores, internet, calendários, listas telefônicas, despertadores e lembretes; essas conveniências incorporadas à tecnologia celular facilitam nossas atividades diárias. Notavelmente, a lista telefônica permite que os indivíduos armazenem os detalhes de contato da família, amigos e outros conhecidos. Os cartões de memória têm uma memória enorme e podem ser usados para armazenar todas essas informações no telefone.
O calendário do telefone é usado para confirmar a data e requer um calendário manual (Keith 2009. Para.5). Alarmes e lembretes ajudam as pessoas a se manterem na hora e a se lembrarem de eventos importantes, respectivamente.
85% dos usuários usam seus telefones celulares para navegar na Internet; isso lhes dá acesso aos principais jornais e sites de notícias, como a BBC. Os telefones celulares fizeram com que muitos aparelhos usados antes de sua invenção fossem jogados fora. Além dos efeitos positivos dos telefones celulares, os gadgets também trazem alguns efeitos negativos para a sociedade.
Eles são a causa de acidentes, especialmente mensagens de texto durante a condução. Os jovens são viciados em mensagens de texto, dificultando seu aprendizado. No entanto, a responsabilidade pessoal pelo trabalho pessoal e pela educação deve ajudar as pessoas a absorver os aspectos positivos das oportunidades tecnológicas inovadoras.
Telefones celulares e sociedade – como a conectividade constante afeta nossas vidas
Os telefones celulares tornaram-se uma necessidade em nossa sociedade, desde os alunos do ensino fundamental até os idosos, todos possuem pelo menos um telefone celular. Embora os aplicativos móveis e as mensagens de texto tenham facilitado nossas vidas, alguns questionaram seu impacto em nossos relacionamentos uns com os outros.
Depois de perder parte de sua visão há três anos, o Dr. Lisabeth Saunders Medlock, PhD, CLC, proprietária da Life by Design Coaching, nunca mais vê seu telefone. Ela substituiu seu Blackberry por um telefone flip que podia ler em voz alta.
“Eu tenho um telefone, é um telefone flip básico que me diz em voz alta quem está ligando e lê toda a tela e texto em voz alta”, disse ela. “Gosto muito do fato de nem sempre olhar para o meu telefone. Posso interagir e socializar, e realmente tenho que estar em todos os momentos porque não posso me distrair ou me distrair com meu telefone.
“Não ter que responder e-mails ou mesmo mensagens de texto quando escolho estar longe é libertador. O que me obriga a fazer com outras pessoas é pegar o telefone e conversar. Ter essas conversas aprofunda as amizades e me permite conhecer melhor as pessoas .”
“Se eu realmente preciso usar o GPS ou procurar um número, geralmente encontro alguém que pode fazer isso por mim”, continuou ela. “Estou feliz por não poder usar um smartphone, porque desperdiça tempo e energia e provavelmente me deixa menos inteligente.”
Viciado em celular
Todd Starkweather, diretor do Programa de Estudos Integrados da Richmond Southern University, acredita que muitas pessoas são pelo menos um pouco viciadas em seus telefones.
“Eu vejo muito isso em sala de aula”, disse ele. “Eu me certifico de que os alunos que usam telefones celulares não interfiram no aprendizado dos outros, mas não tento supervisionar ativamente as pessoas que podem não estar prestando atenção”.
Os alunos podem escolher se querem ouvir e aprender na aula ou perder tempo no telefone, disse Starkweather.
Quanto ao impacto que o telefone teve em sua vida pessoal, Starkweather disse que o ajudou a ficar mais conectado com a família e os amigos do que no passado.
“Acho que estou mais em contato com os indivíduos, recebendo atualizações frequentes”, disse ele.
Ele lembra que, antes dos celulares, oito horas sem uma mensagem de um amigo próximo ou familiar não parecia muito tempo.
Por exemplo, antes de todo mundo ter um telefone celular, ele disse que se um amigo saísse de férias, você provavelmente não ouviria falar dele enquanto estivesse fora, mas agora você receberá atualizações regulares dele em qualquer lugar.
Embora seja conveniente estar em contato com quase qualquer pessoa a qualquer momento, Starkweather não vê a necessidade de manter o dispositivo colado a ele o tempo todo.
“Às vezes eu simplesmente desligo o telefone e às vezes não preciso dele”, disse Starkweather.
“Eu nunca trago meu telefone para a sala de aula quando ensino”, acrescentou Starkweather. “De alguma forma, consegui passar aquela hora e 40 minutos sem meu telefone.”
Os telefones celulares mudam os relacionamentos
Saunders Medlock aconselha os usuários de telefones celulares a fazerem regras e praticarem uma boa etiqueta ao telefone.
“Alguns deles não estão usando seu telefone enquanto comem, seja em casa ou fora; não verifique seu telefone em um encontro ou com amigos; os telefones são desligados durante reuniões importantes e configurados para vibrar em todos os outros”, disse ela. . “Desnecessário dizer que você não deve ligar ou usar o telefone enquanto dirige.”
As pessoas estão acostumadas a checar seus telefones a cada cinco minutos, disse ela.
“Ouvi pessoas dizerem que têm medo de perder alguma coisa se não verificarem”, disse ela. “Quando as pessoas não estão fazendo mais nada, elas tendem a interagir com seus telefones para distração ou entretenimento. Já vi pessoas fazendo fila para ir ao banheiro brincar com seus telefones.”
Ela acredita que essa dependência contínua de telefones celulares está tendo um impacto negativo nas habilidades interpessoais das pessoas.
Para entender o impacto dos smartphones e das redes sociais na comunicação humana, ela recomenda a leitura do livro Alone: Por que esperamos mais da tecnologia e menos uns dos outros, de Sherry Turkle”.
“O uso de mensagens de texto, Facebook, Twitter e outros sites como meio de comunicação está minando a capacidade das pessoas de escrever frases que transmitem um significado real e inibindo a arte da conversa”, disse Sanders Medlock. “Também permite que as pessoas se comuniquem sem ver umas às outras ou ouvir uma voz, o que tem um impacto enorme porque muita comunicação é não-verbal ou entonação e entonação. Teremos uma geração que não sabe como para ler essas habilidades.”
Por outro lado, Starkweather não acha que os telefones celulares necessariamente têm um impacto negativo nos relacionamentos das pessoas.
Ele ressalta que as pessoas ainda precisam fazer as mesmas coisas quando se comunicam, como garantir que a conversa seja adequada para o público-alvo.
“Seja qual for a situação, as pessoas ainda precisam ter certeza de que estão dizendo as coisas certas”, disse Stackweather. “Os dispositivos móveis facilitam a ampliação desses erros.”
Monitore o uso do telefone do seu filho
“Pesquisas mostram que os telefones celulares estão prejudicando nossa capacidade de nos comunicarmos cara a cara e reduzir as conversas familiares”, disse Sanders Medlock. “Já se foram os dias de sentar em uma mesa e fazer a simples pergunta ‘Como foi o seu dia?’. Mas não deveria ser.”
Ela aconselha os pais a reservar um tempo longe de telefones celulares ou outros dispositivos apenas para um tempo de qualidade em família.
“Jogar jogos familiares interativos à moda antiga é uma forma de diversão em família”, disse ela. “Claro, qualquer atividade familiar ao ar livre é importante. É difícil fazer uma caminhada ou andar de bicicleta com o telefone.”
Ela aconselha os pais a restringir o acesso das crianças a determinados sites e downloads de determinados aplicativos móveis. Ela disse que as crianças precisavam ter telefones pré-pagos, então o bate-papo, as mensagens de texto e o uso de dados eram limitados. Ela disse que os pais devem verificar os telefones de seus filhos pelo menos uma vez por semana e manter o controle sobre o que estão fazendo.
“Meu filho tem um iPod Touch, eu tenho uma senha de segurança Wi-Fi e eu o conecto ao iTunes toda semana para verificar quais aplicativos ele baixou”, disse ela. “Se eu ver um que eu não gosto, vou deletá-lo.”
“Além disso, os telefones celulares podem ser considerados um privilégio, por isso são conquistados e podem ser retirados por mau comportamento”, disse ela. “Os pais também podem limitar o uso do telefone a um certo número de horas por semana ou dia.”
Para concluir
A era da tecnologia forneceu às pessoas uma nova forma de comunicação – telefones celulares, tornando nossas vidas mais fáceis e convenientes. Esta tecnologia tornou-se parte integrante de negócios, viagens, interação cultural e eventos sociais.
É importante ressaltar que os telefones celulares oferecem às pessoas oportunidades ilimitadas, simplificando nosso desejo de comunicar e acessar informações. Os serviços prestados pela tecnologia móvel têm estimulado o crescimento das comunicações, com impacto positivo na vida privada e empresarial.
As pessoas aproveitam as oportunidades oferecidas pela tecnologia móvel para equilibrar seu entretenimento e valor comercial com sua contribuição para a vida social.