Afinal, o que é inteligência artificial e porque Elon Musk a teme? Você certamente já ouviu falar em I.A ou A.I (Artificial Intelligence). Mas até pouco tempo atrás tudo o que tínhamos eram protótipos e teorias que não passavam de ficção científica. Porém os tempos estão mudando, e aquilo que parecia um sonho distante vem se tornando uma realidade palpável graças aos avanços proporcionados pela empresa americana chamada Open A.I.
Um dos equipamentos mais populares que faz uso de Inteligência Artificial é o Echo com Alexa da Amazon! Esse aparelho aparece em muitos filmes e propagandas, e basicamente ele é um faz tudo! Basta pedir para ele tocar a sua música favorita e pronto, rapidamente você escutará seu artista favorito cantando! E apesar do Alexa proporcionar uma grande evolução da I.A cotidiana, ela pode ser adquirida facilmente! Pois os modelos mais básicos deste eletrônico são bastante acessíveis!
Mas entre tantos passos que a tecnologia avançou nos últimos anos, o mais impressionante deles não foi o desenvolvimento da famosa Alexa! Mas sim a evolução proporcionada pelos programas da empresa chamada Open A.I, a desenvolvedora do Chat GPT e do Mid Journey!
Qual é a desvantagem da Inteligência Artificial?
Ainda não sabe o que é inteligência artificial e o que ela é capaz de fazer em 2023? Muito provavelmente você está vendo milhares de pessoas falando sobre o Chat GPT ou o Mid Journey, que são grandes projetos de inteligência artificial que estão conquistando a atenção das pessoas por proporcionarem um desempenho inacreditável! Você consegue imaginar um ‘’robô’’ que seja capaz de criar a arte que você quiser simplesmente pedindo para ele desenhar? Ou que tal pedir para esse ‘’robô’’ traduzir um texto em inglês para Português?
Certamente você deve estar bastante impressionado com o que acaba de ler, mas é importante ressaltar que a tradução proporcionada pela inteligência artificial não é perfeita e está longe de ser! Embora ela possa traduzir melhor que o Google Tradutor, ela ainda conta com certas dificuldades. Como dificuldade em compreender palavras de duplo sentido e contexto. Além disso, a inteligência artificial não cria uma Arte totalmente original.
O procedimento de criação proporcionado pela I.A se trata de uma mistura de conceitos. Ou seja, ela copia algo que já existe e reproduz de modo automático aplicando uma síntese. Portanto vale ressaltar que é possível notar a diferença de algo produzido pela inteligência artificial é algo produzido por seres humanos. Fora o fato de que a própria inteligência artificial da programação das grandes redes sociais são capazes de perceber tudo aquilo que for feito por uma I.A. O que aponta o fato de que esses robôs não substituirão os seres humanos.
Apesar do grande avanço, nem tudo é perfeito. Há muitas coisas que a Inteligência Artificial não consegue fazer por falta de precisão e interpretação. Pois basicamente ela ainda não conta com o toque de individualidade humana. O que dificulta que ela interprete questões figuradas ou que aplique criatividade. Visto que a I.A ainda se limita ao processo de síntese, que é uma espécie de ‘’Copia e Cola’’ com um toque de aprimoramento proporcionado pela programação.
O que Elon Musk acha sobre a Inteligência Artificial?
Para terem uma ideia, a Open A.I já foi liderada por ninguém mais e ninguém menos do que o próprio Elon Musk! Mas por divergências ideológicas o bilionário visionário abandonou o projeto e deixou nas mãos de outros gênios da programação. Muitos já sabem que Elon possui um certo temor em relação a Inteligência Artificial. Pois ele acredita que se os humanos desenvolveram a tecnologia sem impor um limite, haverá um momento em que a Inteligência Artificial se virará contra a humanidade.
E embora isto pareça um roteiro de filme, não é algo impossível. E a partir do nível atual de desempenho das novas I.A, pode-se dizer tranquilamente que o bilionário da Tesla e Space X tem razão em ter seus receios!
O bilionário mais popular do mundo alegou diversas vezes que acredita que a maior ameaça para a raça humana é a inteligência artificial. Ele realmente acredita que em algum dia poderemos ser prejudicados por aquilo que um dia nos beneficiou ‘’As nossas próprias criações’’. E na visão de Elon, é necessário ter um grande cuidado com o desenvolvimento destas tecnologias, pois a partir do primeiro momento que uma I.A tiver uma individualidade própria, será praticamente impossível reverter esse processo.
Ainda não há nenhum programa que apresente esse tipo de ameaça à humanidade. Visto que nenhuma I.A avançou a tamanha posição tecnológica. Porém é inegável que a inteligência artificial evoluiu a passos largos, e não dá para calcular a que ponto ela chegará até o final dessa década, e muito menos até o final do século 21!