Existem milhares de livros sobre como ser bem-sucedido nos negócios e outros mil livros sobre como ser bem-sucedido na vida. Você pode encontrar outros mil artigos discutindo este tópico online, e outros mil serão escritos amanhã. Com uma gama tão ampla de tópicos e tantas coisas que nos fazem felizes, é difícil resumir a uma pequena lista de coisas que qualquer um pode ler e aplicar em suas vidas.
No entanto, nesses milhares de livros e artigos, em inúmeras lendas e histórias, você encontrará alguns temas comuns entrelaçados. Você descobrirá que muitos de nós pensam em nossos princípios como seres humanos, mas nunca se esforçam para alcançá-los. Você ouvirá falar de ideais e decisões que todos desejamos alcançar, mas muitas vezes são incompreensíveis. Aqui estão dez coisas que você pode encontrar nas histórias de pessoas que tiveram sucesso nos negócios (e na vida) – o que você tem atualmente e o que precisa ganhar?
1. Sem medo
Quer saber por que ser bem sucedido nos negócios é considerado um feito tão assustador pela sociedade? Embora existam obstáculos óbvios a serem superados, um dos maiores desafios é superar o medo de entrar em um negócio em primeiro lugar. A maioria das pessoas passa os dias sonhando em começar um negócio de sucesso enquanto observa o tique-taque do relógio em seus trabalhos mundanos. A razão pela qual eles nunca desistem de sua segurança salarial é porque eles têm tanto medo das incógnitas que vêm com o início de um negócio. Se você quer se separar desse grupo, precisa aprender a administrar seus medos. Não se preocupe, você não está sozinho. Quando deixei meu emprego para começar meu negócio, meu trabalho diário estava ganhando o dobro do que eu trabalhava oito horas. Ainda tenho muito medo do fracasso.
No entanto, este é apenas o começo do caminho para quem quer ser realmente bem-sucedido nos negócios. Superar o medo e começar é sublime, mas o verdadeiro teste para o empreendedor intrépido será constante, começando por iniciar uma conversa em um web mixer, pedir uma grande venda, cortar laços com um parceiro que está causando danos, correr riscos, talvez A mais assustadora de todas as situações – assistir a um negócio fracassar (Henry Ford aconteceu duas vezes antes de projetar sua famosa linha de montagem!) e eles terem sucesso é realmente destemido.
2. Entenda as finanças
Agora, as pessoas têm falado sobre como uma marca de negócios famosa começou no porão ou garagem de alguém a ponto de se tornar uma noção romântica de que passar de pobre a rico é o verdadeiro sinal de um verdadeiro empreendedor. A realidade dos empreendimentos comerciais mais bem-sucedidos está longe da verdade – se você quer fazer isso, precisa de dinheiro. No entanto, isso não significa necessariamente que você precisa ter muito para começar, mas o mais importante é entender como funcionam as finanças e como usar seu dinheiro para se tornar mais inteligente.
Robert Kiyosaki é conhecido por educar o mundo sobre a importância de como a alfabetização financeira pode desempenhar um papel tão importante na vida de empreendedores de sucesso. Aqueles que vivem de contracheques também são aqueles que enchem suas vidas de dívidas – pagamentos de carro e casa, cartões de crédito e outras coisas que os fazem gastar dinheiro. No entanto, aqueles que são alfabetizados financeiramente entendem a importância de construir ativos – as coisas que lhes dão dinheiro. Depois de começar a ter uma coluna de patrimônio positivo, você pode aprender a ganhar mais dinheiro investindo. Para ser um empreendedor de sucesso, você precisa saber como ganhar dinheiro e fazê-lo funcionar para você.
3. Cresça como líder
Depois de superar seus medos e iniciar seu negócio, você iniciou sua jornada para se tornar um líder. Como discutiremos mais adiante, seu sucesso final tem muito a ver com como você ajuda os outros a encontrar o seu. Muitos de nós temos empreendedores de sucesso, assim como os fãs de futebol valorizam muito os quarterbacks ou wide receivers. No entanto, sempre há uma equipe liderada por essas pessoas que acaba conseguindo. Você precisa aprender a ser um líder de uma maneira que inspire outros a se juntarem à sua causa, acreditarem no que pregam ou gastarem dinheiro com os produtos ou serviços que fornecem.
Só porque você precisa ter qualidades de liderança não significa que todos que são bem-sucedidos nos negócios devam ser o CEO, o rosto da empresa ou o “chefe”. Quando o Google começou a realmente crescer, os fundadores da empresa trouxeram um CEO de sucesso, Eric Schmidt, para administrar sua empresa – eles eram engenheiros, não CEOs. A capacidade de liderar uma equipe ou liderar uma multidão às vezes se resume a ter o carisma e a mensagem certos para que as pessoas certas façam o que precisa ser feito para que tudo funcione. Um grande soldado pode liderar bem. O exército está no campo de batalha, não administrando toda a guerra. Um ótimo designer de produto também pode ser um péssimo vendedor. Mas um grande líder descobrirá o que faz de melhor e onde estão suas fraquezas, e saberá quem colocar onde para garantir que sua empresa seja realmente bem-sucedida.
4. Use sua alavancagem
Um dos maiores desafios que impedem os empreendedores de conseguir o que querem é entender como “fazer” com as oportunidades que surgem pelo caminho. É aqui que a alavancagem se torna um conceito tão importante que alguém que entra em um negócio precisa entender, e é preciso uma certa mentalidade para pensar “fora da caixa” em algumas situações para encontrar valor em um novo relacionamento ou ambiente. As mesmas pessoas que têm medo de deixar seu emprego diário são as mesmas pessoas que não sabem como usar os bens e relacionamentos em suas vidas. Por outro lado, empreendedores de sucesso estão constantemente procurando maneiras de gerar lucros e novas oportunidades todos os dias.
O simples ditado “Quando a vida lhe der limões, faça uma limonada” é um ótimo exemplo de como a alavancagem pode ser usada para impulsionar seus negócios. Muitas pessoas fazem sua própria limonada para beber. Um verdadeiro empresário faria limonada e venderia para pessoas que não têm limões e usaria os lucros para comprar mais limões ou mudar para outro negócio. Embora seja hoje uma figura política polarizadora, Donald Trump é um excelente exemplo de seu uso repetido de alavancagem para comprar imóveis importantes ou fechar negócios muito lucrativos. Ame ou odeie, seu livro The Art of The Deal é um ótimo recurso sobre como a alavancagem pode tornar alguém extremamente bem-sucedido.
5. Consiga um parceiro
Falamos anteriormente sobre como ser um líder é uma das qualidades mais importantes que você precisa para “virar a maré” no jogo dos negócios. Para alcançar a grandeza como líder, você precisa de uma equipe de pessoas que acreditem na missão de seguir em frente. É aqui que montar uma grande equipe de parceiros pode desempenhar um papel tão importante em qualquer negócio lucrativo. Muitas pessoas começam com uma pessoa, com muitos chapéus, mas se houver apenas uma fonte de energia, inspiração e suor real para manter as luzes acesas, as empresas não podem ir tão longe.
Como veremos quando entendermos o que significa ter sucesso nos negócios e na vida, um verdadeiro “empreendedor” é alguém que não precisa fazer parte das operações do dia-a-dia para que um negócio funcione e permaneça rentável. O clássico “The E-Myth” é uma ótima história sobre aqueles que tentaram (e falharam) administrar seus próprios negócios. Em vez disso, você precisa usar essas habilidades de liderança e inspirar outras pessoas a usar suas habilidades específicas e aplicá-las como uma equipe para o bem maior da empresa. Isso inclui não apenas funcionários, mas saber a quem apertar a mão, como forjar parcerias estratégicas e como usar a alavancagem que discutimos anteriormente para convencer outras pessoas do interesse em seus negócios. Depois de atingir um certo nível de sucesso, é melhor quando você pode compartilhá-lo com todos que ajudaram a fazer isso acontecer.
6. Tenha a atitude certa
Até agora, discutimos alguns dos conceitos mais importantes que você precisa saber para alcançar o sucesso nos negócios – mas como você prova exatamente o que é o verdadeiro sucesso? É dinheiro, vendas ou o impacto de suas ações em seu entorno? Em última análise, o verdadeiro sucesso nos negócios só importa se também for igual ao sucesso na vida, e tudo começa com a atitude certa. Ninguém se importa com pessoas que são ricas, mas odeiam o mundo em que vivem. Todo mundo conhece a história de Ebenezer Scrooge, o velho cansado que tinha todo o dinheiro do mundo, mas não fazia nada além de causar dor aos outros.
Para ter uma vida verdadeiramente feliz e realizada, é importante saber o que realmente importa e desenvolver valores em torno do que você pode fazer todos os dias para tornar este mundo uma realidade. É claro que muitos empreendedores desejam alcançar algum nível de independência financeira. Mas o que você faz com esses tesouros quando acaba com eles? As pessoas que pensam que com dinheiro podem comprar mais “coisas” para se cercar e alcançar uma atitude superior nunca terão sucesso. Empreendedores que se concentram em como criar riqueza para ajudar os outros e resolver problemas, têm a atitude certa necessária para alcançar a verdadeira felicidade e são avaliados positivamente por seus pares e parceiros são a verdadeira expressão da palavra “sucesso”.
7. Agradeça
Vivemos em um mundo que muda todos os dias, e a velocidade da mudança é algo que cada um de nós pode realmente apreciar. Nos últimos 30 a 50 anos, a tecnologia transformou não apenas a forma como nos comunicamos com nossos vizinhos e entes queridos, mas também como nos conectamos com empresas em todo o mundo. As gerações que cresceram com essa tecnologia muitas vezes não dão valor, nunca param para “cheirar as rosas” e percebem que estão vivendo um momento incrível na história e no que têm em suas vidas Tudo, desde a eletricidade até suas luzes, ao carro que os ajuda a chegar à próxima reunião, ao smartphone no bolso, são coisas pelas quais eles devem ser muito gratos.
Aqueles que são felizes nos negócios e na vida são aqueles que são gratos pelo mundo em que vivem. Essas são as pessoas que agradecem ao barista pelo café da manhã, abrem a porta para os outros e realmente ouvem as pessoas com quem estão falando. Os empreendedores de sucesso nunca devem esquecer todas as pessoas, lugares e coisas que desempenharam um papel em suas vidas que os ajudaram desde o início humilde até onde estão hoje. Da próxima vez que você estiver em um avião, lembre-se da incrível declaração do comediante Louis CK de que você “se senta em uma cadeira no céu” e agradece por todas as coisas boas que experimentamos todos os dias.
8. Mantenha-se saudável
Seu dinheiro e sucesso não lhe farão nenhum bem se você não estiver por perto – então por que você está vivendo uma vida tão perigosa às custas de sua saúde? Qual é o sentido de sua paixão por um sonho de negócios se você não está por perto para vê-lo se tornar realidade? Muitos de nós estamos presos no jogo da vida, nunca pensando nos danos que causamos aos nossos corpos no processo. Como empreendedores, nossos dias são tão cheios de trabalho e malabarismos de projetos que em um dia em que enfiamos fast food goela abaixo para matar a fome, nossa pausa para o almoço se torna uma pequena pausa. Eu pessoalmente inalo minha comida.
Nossas noites se tornam momentos em que às vezes acendemos velas nas duas extremidades, transformando o estresse do dia em uma desculpa para pedir emprestado álcool e medicamentos para aliviar a dor. É assim que definimos o sucesso na vida quando adoramos pessoas famosas que morreram jovens? Nossa obsessão por dinheiro e coisas materiais nos torna gananciosos e inquietos sobre quem somos e como somos percebidos pelos outros. Nós nunca podemos realmente ter sucesso sem nossa saúde. Os líderes precisam ser fortes, e não estamos falando apenas de ficar enxuto ou enxuto — sua mente precisa estar saudável para durar um dia, não apenas para alcançar o sucesso que você busca, mas para poder desfrutá-lo de forma brilhante.
9. Mantenha a amizade certa
Discutimos a importância de não fazer tudo sozinho na construção de um negócio, e a mesma ideologia se aplica ao seu sucesso e felicidade pessoais. Qual é o sentido de fazer qualquer coisa se você não tem alguém especial em sua vida para compartilhar. Ninguém quer ser o Bruce Wayne de sua cidade, um charlatão com uma grande mesa de jantar que ninguém come.
As pessoas são inerentemente sociais e é importante viver sua vida fora das pessoas com quem você trabalha. Seus amigos são aqueles que compartilham sua experiência com você, e eles estarão lá para cumprimentá-lo com cada vitória e buscá-lo após cada derrota. Certifique-se de que eles tenham a mesma atitude, retribuam a gratidão e mantenham uma força positiva em sua vida. Aqueles que se alimentam de energias negativas são aqueles que você pode ter a casa inteira desmoronando ao seu redor.
10. A importância da família
Discutimos em detalhes por que nos tornamos empreendedores e a importância de decidir o que queremos alcançar. A maioria das pessoas começa sua jornada com cifrões nos olhos ou buscando algum nível de poder. Essas coisas são muitas vezes pessoais e egoístas, mas aqueles que buscam o verdadeiro sucesso na vida o fazem não apenas para compartilhar com os amigos, mas principalmente com a família.
Nem todo mundo tem a melhor infância, e ninguém deve compartilhar riqueza com irmãos por causa do sangue. Nem todo empreendedor tem uma alma gêmea, e nem todos nós temos filhos. No entanto, é importante considerar o sucesso além do material ou poder que se pode produzir. O verdadeiro sucesso está em causar um impacto positivo naqueles que você chama de família e naqueles que vão se lembrar e querer continuar o legado que você deixou para trás.