Entenda a importância do processador e dos Threads para o desempenho do seu CPU! Você certamente já ouviu falar em processadores e núcleos, mas o novo assunto do momento são os Threads, eles podem fazer uma diferença imensa no desempenho do seu PC, e a maior parte da população ainda não conhece o conceito e a função deste componente tão importante.
O Thread se trata de um pequeno componente que trabalha como se fosse um subsistema, ele é responsável por um processo de se auto dividir em duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. A terminologia vem do inglês, e significa para Linha ou Encadeamento de Execução. As tarefas múltiplas podem ser executadas de forma simultânea para poder rodar mais rápido do que rodar em um único bloco.
Um equívoco muito comum é achar que computadores com um único Thread roda mais de um programa ao mesmo tempo. Pois o que de fato ocorre é o fator velocidade ser tão acelerado a ponto de parecer que está processando mais de uma atividade ao mesmo tempo. Mas o fato é que cada Thread é limitado a uma única tarefa por vez. Ou seja, caso você tenha mais de um Thread no seu PC, terá resultados muito mais satisfatórios.
Através dos diversos threads existentes, será possível trocar dados e também informações entre si para poder compartilhar os mesmos recursos do respectivo sistema. E isso inclui até o mesmo espaço de memória. Desse modo, um usuário poderá utilizar uma funcionalidade do sistema enquanto está usando as outras linhas de execução em trabalho. E assim realiza os cálculos das operações. Desse modo, o usuário virtual poderá trabalhar de uma maneira oculta através de um mesmo computador que você simultaneamente.
O poder dos Threads para potencializar o CPU
Os Threads se tratam de um pequeno componente que trabalha como se fosse um subsistema, ele é responsável por um processo de se auto dividir em duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. Entenda a importância do processador e dos Threads para o desempenho do seu CPU! Os Threads podem realizar tarefas múltiplas, permitindo que sejam executadas de forma simultânea para poder rodar mais rápido do que rodar em um único bloco.
Os threads contam com inúmeras vantagens, e podem rodar os programas em vários processos. Uma das maiores vantagens é que isso facilitará o desenvolvimento, podendo rodar o programa em vários módulos. De modo que experimente-os isoladamente no lugar de escrever em apenas um único bloco de código. Há um outro benefício dos threads, que o fato deles não deixarem o processo paralizado. Pois quando 1 deles está aguardando um determinado dispositivo de saída ou de entrado, e há ainda outro recurso de sistema, pois o outro thread poderá estar trabalhando.
O que é Hyper-threading?
Entenda a importância do processador Hyper-Threading para o desempenho do seu CPU! Conhece o Hyper-threading ou Simultaneous multithreading (SMT)? O conceito vem ganhando muita adesão, e se trata da evolução da tecnologia Super Threading. Com uma diferença, em que ele não terá a limitação de que todas as instruções executadas funcionem em 1 mesmo ciclo de processamento. Basicamente a Hyper-thread permite que as threads sejam executadas em paralelo. Sendo executadas separadamente dentro de cada um dos núcleos de processadores existentes no PC.
Com esse processamento ele poderá aproveitar todos os recursos dos processadores com mais otimização. E ainda aprimora a performance multithread. Pode-se afirmar que a hyper-threading garante que o sistema operacional funcione com múltiplos processadores ao invés de um. Assim, 1 único processador físico poderá ser tratado pelo Sistema como se fosse 2, dividindo as suas tarefas.
Um ótimo exemplo da tecnologia pode ser vista no Core i7 da Intel, que apesar de ter quatro núcleos físicos, pode simular 8. Porém, uma das maiores desvantagens é que por meio de vários threads esse trabalho ficará mais complexo. Tudo isso por causa do fator das interações que ocorrem entre eles.