Cursos que todo profissional deveria fazer

Todo profissional que deseja ser bem-sucedido e crescer na sua carreira sabe que precisa se dedicar à educação. No entanto, isso não inclui somente os cursos técnicos, de graduação e/ou pós-graduação específicos ao seu segmento de atuação.

Além deles, ter qualificações extras em áreas mais gerais não apenas enriquece o currículo e coloca o profissional à frente de outros candidatos em processos de seleção, mas lhe concede habilidades extras, que facilitam o dia a dia do seu trabalho, podem ajudar a melhorar o seu desempenho e, consequentemente, a sua avaliação dentro da empresa.

Porém, quais seriam essas qualificações? A seguir, vamos conhecer alguns dos cursos que todo profissional deveria fazer!

Curso de idiomas

Esta dica pode parecer clichê e óbvia, daquelas que ouvíamos desde quando estávamos na escola. Entretanto, nada disso elimina o fato de que ser fluente em outros idiomas realmente pode abrir muitas portas.

Não é tão simples assim encontrar bons profissionais que dominem o inglês, o que dá uma vantagem para quem é fluente no idioma e busca vagas em grandes empresas, especialmente aquelas que precisam de funcionários que se comuniquem com estrangeiros.

Sem contar que dominar uma outra língua permite trabalhar remotamente para empresas do exterior e receber em moedas fortes ou até mesmo se mudar para fora do Brasil e atuar profissionalmente em outro país.

Além do inglês, outros idiomas que podem ser valorizados pelas empresas incluem espanhol, alemão, mandarim, francês e japonês. 

Cursos de tecnologia e informática

A tecnologia está presente em praticamente todas as áreas e diferentes profissionais precisam utilizar diversos programas nas suas rotinas de trabalho. 

Dominar desde recursos mais básicos do Pacote Office, como Excel, Word e Power Point, até os novos recursos de inteligência artificial, é fundamental para várias carreiras. 

No entanto, como saber exatamente qual curso fazer? Além de buscar se atualizar nas ferramentas usadas no seu dia a dia profissional, é importante ficar de olho nas novidades e tendências do seu mercado e nos requisitos exigidos pelas empresas em seus processos seletivos.

Para os profissionais autônomos ou pequenos empreendedores, uma qualificação extra que pode ser muito útil é aprender a criar e gerenciar os seus sites, não apenas para ter uma presença digital e divulgar o seu trabalho, mas também manter atualizadas as informações sobre os seus produtos e serviços para quem os procurar na internet.

Cursos de liderança

Para os empreendedores e os profissionais que frequentemente precisam tomar à frente em projetos específicos ou pensam em conquistar uma promoção e chegar aos cargos de liderança, é fundamental aprimorar as suas habilidades nesse sentido.

Mesmo que você já se enxergue como uma pessoa com perfil para comandar e gerenciar equipes e projetos, melhorar essas habilidades nunca será demais, afinal, liderar não é tarefa das mais fáceis e os cursos podem ajudar a se preparar para lidar com os desafios que a tarefa demanda.

Cursos de oratória e redação

Não é todo mundo que tem jeito para falar em público, no entanto, esta é uma necessidade para muitos profissionais que trabalham em grandes empresas e precisam apresentar projetos, liderar equipes e fazer palestras aos funcionários de sua companhia, especialmente conforme crescem e conquistam cargos mais altos. Assim, um curso de oratório é muito útil.

Além disso, muitos profissionais frequentemente precisam escrever relatórios, comunicados e notas oficiais, além de se comunicar com colegas, chefes e clientes por meio de aplicativos de mensagens e e-mail, o que torna essencial não derrapar na língua portuguesa. Nesses casos, um bom curso de redação pode ajudar muito quem não se garante na escrita.

Cursos de marketing digital

Hoje em dia, é muito comum que os profissionais, sejam autônomos, sejam aqueles que atuam em empresas, criem perfis nas redes sociais, como o Instagram, onde apresentam o seu trabalho e buscam se posicionar como autoridade na sua área.

Isso pode ser muito útil para diferentes profissões, porém, para ter bons resultados e não perder tempo com estratégias erradas, é importante conhecer as melhores técnicas do marketing digital por meio de cursos com profissionais qualificados e renomados da área.

Esse cuidado de saber como e que tipo de conteúdo produzir na internet, além de que modo se comportar no meio digital é importante, pois ter um perfil nas redes sociais expõe o profissional a milhares de pessoas e passar uma imagem errada ou se envolver em polêmicas pode ser bem prejudicial.

Com informações do Quero Bolsa e do Blog Estudo sem Fronteiras.

Gostou do nosso artigo?
Caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares se mantenham informado sobre o mundo das finanças, tecnologias, cursos e benefícios!