Digamos que você esteja pensando em assumir o controle de seu trabalho e potencial de crescimento, mas não sabe o que fazer. Nesse caso, este guia irá guiá-lo através de informações e estratégias para começar a vender online em 2021.
Os americanos inspirados pelo empreendedorismo e pelo auto-emprego estão iniciando negócios domésticos online mais rápido do que em qualquer momento na última década, de acordo com o The Wall Street Journal.
Embora nem todas as empresas sejam bem-sucedidas, a maneira como você planeja lhe dará uma chance melhor de sucesso quando você começar.
Este guia explicará as dicas de vendas on-line mais importantes para iniciantes, para que você possa evitar as armadilhas típicas e posicionar seu novo negócio para o sucesso.
Ao considerar iniciar seu próprio negócio, você precisa decidir que tipo de negócio planeja administrar, como encontrará clientes e como entregará seu produto.
A primeira coisa que você precisa se perguntar é como você planeja vender.
Você quer vender em uma loja tradicional de tijolo e argamassa, online e pessoalmente, ou apenas online?
Como vimos desde o início de 2020, embora existam muitos benefícios para as lojas físicas, os riscos superam os benefícios, tornando as vendas online mais atraentes do que os métodos tradicionais de vendas.
Ao considerar o tipo de negócio que você deseja administrar, vamos voltar nossa atenção para os benefícios da venda on-line e por que ela oferece a melhor chance de sucesso.
Para começar a vender on-line, decida que tipo de produto você deseja vender, como planeja comercializá-lo e como planeja entregá-lo aos consumidores.
A verdade sobre a venda
Entender por que alguém pode estar interessado em comprar seu produto é fundamental para desenvolver e comercializar seu produto. Na maioria das vezes, as pessoas tomam decisões de compra com base em:
- As pessoas compram benefícios, não produtos. As pessoas querem saber o que seu produto fará e como ele as ajudará.
- As pessoas querem comprar, querem “licença” para agir. Compreender as motivações das pessoas o ajudará a segmentá-las e comercializá-las melhor.
- As pessoas gostam de comprar de pessoas em quem confiam, então como você olha e trata seus clientes é fundamental para como eles percebem você e seus produtos.
- As pessoas querem a satisfação de um negócio. Você não precisa baixar o preço dos produtos de entrada. Além disso, faça upsell para preços mais baixos para incluir produtos com margens mais altas, especialmente se você usar estratégias de prazo ou ofertas exclusivas para torná-lo mais atraente operacionalmente. Incentivar um senso de urgência é fundamental aqui.
Os benefícios de vender online
O primeiro desafio que qualquer empresa enfrenta é garantir que suas operações e despesas não excedam a receita que você gera, ou você consegue gastar menos do que ganha?
Com as vitrines tradicionais, você tem muitas taxas antes mesmo de fazer sua primeira venda. Seus custos incluirão aluguel da loja, seguro, impostos comerciais e de licenciamento, bens necessários para encher sua loja, mão de obra para montar e vender, utilitários, publicidade e muito mais.
Com todas essas taxas antes da primeira venda, você não ficaria surpreso ao saber que mais de 50% das lojas tradicionais fecham em cinco anos?
Por esses motivos, vender online é uma opção atraente para novas startups. A eliminação de todos os custos indiretos é um recurso atraente que torna a venda online mais popular do que a presencial, mas há muitos benefícios em vender online.
Os benefícios da venda on-line incluem despesas mais baixas, melhor acesso a uma ampla gama de clientes em potencial e a capacidade de trabalhar em qualquer lugar.]
Outros benefícios de vender online são:
- Sempre aberto: Com a loja online, você pode receber pedidos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que mesmo enquanto você está dormindo, alguém pode visitar sua loja e comprar o que precisar. Mesmo se você estiver aberto 24 horas por dia, você não precisa fornecer mão de obra para processar esses pedidos. Você pode fazer isso durante o horário comercial regular.
- Alcance global: com uma presença online, você pode alcançar compradores de todo o mundo, expondo você e seus produtos a uma ampla gama de potenciais alvos de vendas que não estão disponíveis nas compras presenciais tradicionais.
- Trabalho descentralizado: Com um negócio online, você pode configurar processos para permitir que você trabalhe de qualquer lugar, seja em casa, em um parque, em uma cafeteria, tenha acesso a rede celular ou sem fio, você pode configurar seu escritório.
- Escolha sua própria aventura: Quando criança, havia um livro chamado “Escolha sua própria aventura”, e a história começa aqui e, uma vez que há um conflito, você é solicitado a uma série de opções sobre como superar obstáculos. Os negócios online são muito parecidos com essas histórias. Você pode escolher sua aventura e seu caminho para aumentar suas vendas.
- Venda seus sonhos: Com um negócio online, você pode escolher o que quer vender, desde artesanato caseiro, coleções de gibis antigas, produtos digitais de resolução de problemas ou refeições personalizadas entregues aos seus vizinhos.
- Apenas começando: os negócios online têm custos de inicialização muito mais baixos e, uma vez iniciados, tornam-se mais lucrativos.
- Agora que você conhece os benefícios de vender online, precisa definir uma estratégia para garantir que tenha as melhores chances de sucesso.
Crie um mapa estratégico
Criar um mapa estratégico do tipo de negócio que você deseja ter, as etapas necessárias para atrair clientes, receber pedidos, atender pedidos, enviar e aumentar as vendas futuras de seu produto são condições necessárias para o sucesso.
Um mapa estratégico descreve sua organização e o processo para encontrar, cultivar e atender a quaisquer requisitos para seus clientes.
Tipo de modelo de negócios
Quando você começa a desenvolver sua estratégia de negócios online, o próximo passo é decidir a melhor maneira de atingir esses objetivos.
Vender produtos digitais online é diferente de vender produtos físicos que você precisa manter em estoque, e ambos têm seus prós e contras.
Escolher o produto certo para vender o ajudará a alcançar a logística que você precisa.
Por exemplo, se você estiver vendendo um livro físico, os custos de editora, embalagem e frete de ter o estoque de livros disponível para venda fazem parte da sua equação. Esses fatores aumentam o valor que você gasta antes de obter lucro.
Vendas digitais
Se você optar por vender produtos digitais, a maior parte do trabalho envolve ter uma página de destino que direcione os clientes em potencial para onde eles podem comprar seu produto, como um download que você pode vincular ou enviar por e-mail. .
A vantagem de ter um estoque físico é que você sabe quantas unidades tem em mãos ao criar seu produto digital e pode escalar para qualquer volume de vendas.
Outra vantagem do inventário físico é que seus clientes podem ver, tocar e inspecionar os itens físicos. Eles podem já ser familiares ou semelhantes ao que eles sabem.
Os produtos digitais podem ser novos para seus clientes em potencial e podem exigir que você os eduque sobre o valor e os benefícios de seus produtos digitais.
A principal desvantagem do inventário físico é óbvia. Existem problemas de armazenamento, custos de envio e muito mais. As maiores margens de lucro são os produtos digitais, e o obstáculo é se familiarizar com sua marca e seu produto.
Encontre sua tribo
Agora que você decidiu o que quer vender, o próximo passo é encontrar uma base de clientes em potencial para segmentar seus anúncios e promoções.
Encontrar sua tribo, um público que apoie e seja apaixonado por sua marca, é essencial.
Antes de gastar muito em publicidade, entenda o que torna você e sua marca únicos em relação aos concorrentes e como isso pode beneficiar os consumidores.
Por exemplo, se o produto digital que você vende é um software que ajuda pequenas empresas a aumentar as vendas, ter a Coca-Cola como cliente pode não ser a melhor estratégia.
Em vez disso, concentre-se em como seus produtos podem ajudar pequenas boutiques a vender suas roupas on-line com mais eficiência para obter melhores resultados.
Essa estratégia de microssegmentar seus clientes e vender benefícios a eles é fundamental para sua estratégia de vendas e crescimento de longo prazo.
Então, a pergunta a fazer é como você vai atingir seu público-alvo?
Não desperdice dinheiro em marketing, vá social
O próximo passo na venda online é descobrir como atrair clientes em potencial.
Essa etapa é a mais crítica para o sucesso de qualquer negócio, e muitas vezes é a que gasta mais dinheiro sem ver resultados.
A chave é criar ou encontrar clientes que entendam sua marca, estejam familiarizados com os tipos de produtos que você vende e entendam os benefícios que seus produtos lhes trarão.
Existem diferentes estratégias para comercializar produtos digitais e físicos, especialmente quando se trata de oportunidades de vendas presenciais versus online.
Para produtos físicos e vendas presenciais, o truque é atrair clientes para sua loja, enquanto para produtos digitais, o objetivo é fazer com que clientes em potencial conheçam seu produto e baixem sua oferta.
Para produtos digitais, você deseja anunciar, promover e conscientizar seu público sobre o produto em áreas que os clientes em potencial já frequentam.
Usar plataformas de mídia social, blogs, YouTube e podcasts é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e a geração de leads.
Depois de encontrar seu público em potencial, você precisa descobrir como enviar mensagens para motivá-los a tomar uma decisão.
Aproveitar as estratégias de marketing, nutrição e vendas pode ser um processo trabalhoso, portanto, considere usar um aplicativo ou software que possa ajudá-lo na maior parte, se não em todo, desse processo.
Transforme seu público em consumidores através do funil de vendas
A jornada de um cliente em potencial do público ao consumidor geralmente é chamada de jornada de vendas, e como você os move de um estágio para outro é chamado de funil de vendas.
Usar o funil de vendas certo pode ajudá-lo a automatizar seu processo para tornar seu trabalho mais bem-sucedido.
Produtos de marketing e publicidade para sua loja
Como agora você tem um plano para o que deseja vender, como planeja entregar e onde encontrar mercados em potencial, o próximo estágio de sua estratégia é promover agressivamente seu produto.
Existem duas maneiras tradicionais de promover seu produto.
São opções pagas e não pagas.
Com um pouco de criatividade, você pode encontrar maneiras de alcançar clientes em potencial, mesmo que tenha poucos recursos para dedicar aos seus esforços de marketing.
Publicidade paga
Quando as pessoas pensam em marketing, elas pensam em “publicidade”.
A publicidade é uma ótima maneira de colocar sua marca na frente de públicos aos quais você pode não ter acesso, mas precisa entender o custo potencial da compra de espaço publicitário.
A publicidade paga pode ser dividida em duas categorias: publicidade tradicional e publicidade online.
A publicidade tradicional é do tipo que você vê em jornais e revistas, outdoors, TV e rádio. Outros formulários podem ser mala direta, cabides de porta, etc.
A publicidade online pode ser mais barata do que a publicidade tradicional e pode proporcionar um maior alcance de audiências. Com a publicidade online, você pode decidir o tipo de palavras-chave que seu público está procurando sobre seu tipo de vendas.
Esteja ciente de que a publicidade paga por clique pode ficar cara porque as palavras-chave que você segmenta podem ser mais competitivas do que outras.
Existem opções mais baratas para anunciar online através de plataformas de mídia social como o Facebook. Você pode definir um orçamento pequeno, segmentar seu público em perfis muito segmentados e o Facebook irá promovê-lo a partir daí.
Esses tipos de anúncios são altamente segmentados, têm um custo por impressão menor (uma métrica usada para determinar o custo do anúncio) e fornecem acesso direto a informações sobre quem interage com seu anúncio do que qualquer outra forma de dados de publicidade tradicional e on-line.
Outras ideias de marketing prontas para uso
Com um pouco de criatividade, você pode economizar muito dinheiro em marketing. Pense fora da caixa para alcançar seu público e convertê-los em consumidores.
Algumas das nossas principais dicas para ideias de marketing inovadoras, de baixo custo e eficazes:
- Blog ou podcast convidado
- Patrocine eventos locais
- Programa de parceria ou afiliado
- Programa de referência
- Programa de lealdade
- Lançamento de produtos ao vivo, revele os segredos
- Organize um quiz, concurso ou quiz
- Fóruns de mídia social como Reddit e Quora
- Seja qual for a sua estratégia de marketing, certifique-se de incluir formulários de captura.
Os formulários de captura permitem que você obtenha informações de contato de compradores-alvo em troca de iscas digitais gratuitas ou de baixo custo.
Os ímãs de chumbo são produtos projetados para aumentar a conscientização, a confiança e a autoridade por meio da distribuição em troca de informações de contato.
Este passo é muito importante.
Com as informações de contato de seus compradores-alvo, você poderá comercializar melhor para eles com atualizações, melhorias e novos produtos no futuro, aumentando as chances de vendas de retorno futuras.
Se você é iniciante e precisa de algumas habilidades de vendas eficazes, não procure mais! Aqui estão algumas dicas úteis de vendas online para iniciantes.